No próximo dia 21 de setembro, no domingo, vai acontecer um evento astronômico incrível: o segundo eclipse solar do ano. O fenômeno poderá ser observado em regiões da Nova Zelândia, na costa leste da Austrália, em várias ilhas do Pacífico e também em partes da Antártida. Porém, no Brasil, infelizmente, não será possível acompanhar. A seguir, saiba mais sobre o fenômeno e o que é preciso para assisti-lo com segurança:
Entenda o que é um eclipse
Os amantes da astronomia não resistem ao desejo de assistir a um eclipse. Afinal, o evento proporciona um espetáculo à parte. Mas afinal, o que é um eclipse? Um eclipse é um fenômeno astronômico que ocorre quando um astro passa na zona de sombra do outro, bloqueando totalmente ou parcialmente a sua luz. Esse evento pode acontecer tanto com a Lua quanto com o Sol, sempre em razão do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Existem dois tipos principais:
- Eclipse solar: ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra sobre a Terra. Dependendo do alinhamento da Lua com os astros, pode ser total (quando o Sol é completamente coberto), parcial (quando apenas parte dele é encoberta), anelar (quando sobra um “anel” luminoso ao redor da Lua) ou híbrido (mistura de características).
- Eclipse lunar: ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, projetando sua sombra sobre a superfície lunar. Nesse caso, o eclipse pode ser total, quando a Lua desaparece completamente, parcial, quando escurece parcialmente, ou penumbral, quando a Lua apresenta um tom nebuloso que atravessa a penumbra da Terra. Uma curiosidade é que esse fenômeno sempre ocorre em fase de lua cheia.
No dia 21 de setembro, o eclipse será o solar parcial, ou seja, a Lua vai cobrir apenas uma parte do Sol.
Eclipse solar parcial: saiba como será
Diferente de um eclipse total, que deixa o astro totalmente apagado, como se o céu estivesse em completa escuridão, o eclipse parcial cria um aspecto de curvatura no Sol, criando um efeito que parece até que o Sol foi “mordido”. O auge do segundo eclipse solar parcial do ano vai ocorrer às 17h29 no horário UTC (14h29 em Brasília), quando a Lua cobrirá a maior parte do Sol, o deixando com aspecto obscuro. Uma curiosidade interessante sobre esse evento é que, na Nova Zelândia, os observadores vão enxergar o eclipse no amanhecer do dia 22 de setembro.
Onde e quando assistir o eclipse?

Segundo dados do site Time and Date, o eclipse será visível principalmente no Hemisfério Sul, em regiões como a Nova Zelândia, Austrália, Antártida e ilhas do Pacífico. Por ser um fenômeno com muita exposição à luz solar, quem quiser acompanhar o eclipse de forma segura deve usar um óculos específico para eclipse. Diferentes de um óculos de sol comum, os óculos para eclipse filtram a luminosidade do Sol de maneira adequada, evitando danos permanentes na visão. Outra alternativa é recorrer a métodos indiretos, como o projetor pinhole, um dispositivo que projeta a imagem de um objeto através de um pequeno orifício. Nesse caso, ele projeta a imagem do Sol em uma superfície.
Ver 0 Comentários