A água é um componente essencial para a manutenção da vida na Terra e um dos principais recursos naturais existentes. No entanto, para ser aproveitada pelos seres humanos, ela precisa ser tratada para que se torne potável e possa ser ingerida sem risco de contaminação. Esse processo, contudo, envolve uma série de processos físicos e químicos para remover as impurezas da água, como a captação, coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.
Mas e se te dissessem que existe um material natural capaz de purificar a água? Comunidades ribeirinhas da Índia e Indonésia utilizam há séculos uma fruta muito comum no Brasil para realizar a purificação da água: o coco. Apesar de parecer um método ancestral ultrapassado, essa fruta pode revolucionar o tratamento sustentável da água no mundo todo.
Entenda como o coco é capaz de retirar as impurezas da água
O coco é uma fruta muito encontrada nas regiões tropicais do mundo, como o Brasil, a Indonésia e a Índia. Não é à toa que eles estão entre os 10 principais países produtores de coco no mundo. Além de ser um alimento básico na dieta de muitas culturas, a fruta é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, é reconhecida por auxiliar na hidratação e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, além dos vários benefícios do coco para a saúde humana, essa fruta também é capaz de realizar o processo de purificação da água. É isso que pesquisadores brasileiros da Universidade Federal Fluminense afirmam em uma tese de doutorado.
De acordo com os pesquisadores, a casca do coco verde consegue remover componentes químicos tóxicos através de um processo conhecido como adsorção, que é quando resíduos de um líquido ficam retidos em uma superfície sólida sem serem absorvidos. Esse processo ocorre pois a casca do coco sofre uma pirólise, processo termoquímico que decompõe materiais orgânicos e o carboniza. Como resultado, a casca é transformada em biocarvão, que é como se fossem micro esponjas que podem ser utilizadas no tratamento de água.
Cientistas afirmam que coco é mais eficaz do que carvão ativado para purificar água
O carvão ativado é um material de carbono altamente poroso que também possui a capacidade de adsorver substâncias, assim como a casca do coco verde. É por essa razão que ele é muito utilizado no processo de purificação da água. No entanto, os pesquisadores da Universidade Federal Fluminense afirmam que o coco é ainda mais eficiente na remoção de contaminantes da água.
Isso porque existem dificuldades associadas ao uso do carvão ativado na remoção de contaminantes que não são observados no caso do coco. Geralmente, esse processo é feito através da filtração, mas ele exige um alto custo. Já o biocarvão magnético produzido por meio da casca do coco é mais viável e barato, além de ser uma alternativa sustentável.
Saiba quais outros materiais naturais também são capazes de realizar a purificação da água
A casca do coco verde remove os contaminantes da água através de um processo de adsorção natural das fibras da fruta. Contudo, ele não é o único fruto capaz de eliminar toxinas da água. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Inpa, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a sementes da moringa, uma árvore originária da Índia encontrada em regiões tropicais e subtropicais, são capazes de eliminar 99% das bactérias da água.
Outra fruta que também pode resolver o problema da água contaminada é a banana. Segundo um grupo de pesquisadores da UNESP, a casca das bananas é capaz de filtrar metais pesados da água, como o chumbo e o cobre. Ou seja, além de serem uma delícia, as frutas são um excelente aliado no processo de filtração da água e parceiras da sustentabilidade.
Ver 0 Comentários