A NASA comunicou que um de seus astronautas "experimentou um problema médico" e está hospitalizado. A agência espacial não revelou a identidade ou a condição de saúde do astronauta, mas forneceu alguns detalhes do ocorrido e prometeu divulgar mais informações posteriormente.
O anúncio foi feito horas após a cápsula Crew Dragon da SpaceX, referente à missão Crew-8, amerissar na sexta-feira perto da costa de Pensacola, na Flórida. A tripulação era composta pelos astronautas da NASA Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, além do cosmonauta Alexander Grebenkin, da Roscosmo.
Um astronauta da NASA permanece hospitalizado
Conforme ao procedimento padrão, as primeiras avaliações médicas de rotina foram realizadas a bordo de um navio, mas os quatro membros da tripulação foram levados a um hospital para exames adicionais. Dois astronautas da NASA e o cosmonauta russo seguiram em direção ao Centro Espacial Johnson.
Um dos astronautas da NASA, no entanto, permanece hospitalizado "em condição estável, sob observação, como medida de precaução". Vale destacar que pessoas que viajam ao espaço geralmente precisam de um período para se readaptar às condições terrestres após viverem em um ambiente sem gravidade.
A agência espacial dos Estados Unidos informou que o amerissagem da nave Crew Dragon foi realizado de maneira normal. Além disso, destacou que “a recuperação da tripulação e da nave espacial ocorreu sem incidentes”. O astronauta está hospitalizado no Ascension Sacred Heart Pensacola.
Os quatro membros da tripulação passaram 232 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Enquanto isso, Suni Williams e Butch Wilmore, que deveriam ter retornado à Terra há meses, continuam na ISS devido a problemas na nave Starliner da Boeing. Eles retornarão com a missão Crew-9.
Imagens | SpaceX (1, 2) | NASA/Joel Kowsky
Ver 0 Comentários