Antes dos tiranossauros existiam os "dragões": nova espécie de dinossauro é identificada na Mongólia

O "Príncipe Dragão" é um precursor do T-Rex e viveu há cerca de 86 milhões de anos

Reprodução/Julius Csotonyi
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora

Jornalista com pós-graduação em Cinema que passava as tardes vendo Cartoon Network e History Channel quando criança. Coleciona vinis, CDs e jogos do Nintendo DS e 3DS (e estantes que não cabem mais livros). A primeira memória com um computador é de ter machucado o dedo em uma ventoinha enquanto um de seus pais estava montando um PC.

44 publicaciones de Bárbara Castro

O que veio antes dos Tiranossauros Rex? Os dragões. 

Uma nova espécie precursora dos dinossauros mais famosos de mundo foi identificada na Mongólia. 

Publicada na revista Nature, o Khankhuuluu, que se traduz algo para "O Príncipe Dragão" ou "Príncipe dos Dragões", viveu há cerca de 86 milhões de anos e era um predador da época.

"Essa nova espécie nos dá uma janela para o estágio ascendente da evolução dos tiranossauros; bem quando eles estão em transição de pequenos predadores para sua forma de predador de topo," disse Jared Voris, um candidato a doutorado no Departamento de Terra, Energia e Meio Ambiente da Universidade de Calgary.

O Khankhuuluu é, até o momento, considerado como o ancestral mais próximo conhecido dos colossais Tiranossauros, mas ele tinha algumas diferenças, como o peso de aproximadamente 750 quilos (aproximadamente a de um cavalo), e o tamanho, sendo duas a três vezes menor que seus descendentes.

Os fósseis foram desenterrados na Formação Bayanshiree, no sudeste da Mongólia. Inicialmente, na década de 1970, a espécie foi comparada a uma semelhante, conhecida como Alectrosaurus, da China. Mais de 50 anos depois, Voris estudou os fósseis novamente, identificando estruturas diferentes do Alectrosaurus.

Getty Images/JoeLena Getty Images/JoeLena

A pesquisa ainda sugere que os tiranossauros saíram da Ásia e migraram para a América do Norte há cerca de 85 milhões de anos. 

"Nosso estudo fornece evidências sólidas de que os grandes tiranossauros evoluíram pela primeira vez na América do Norte como resultado desse evento de imigração", diz a Dra. Darla Zelenitsky, líder do projeto.

Além disso, a pesquisa também diz que o Khankhuuluu foi provavelmente o último ancestral dos tiranossauros na Ásia antes da migração e eventual evolução e diversificação. Os cientistas apontam que a espécie permaneceu na América do Norte e se dividiu entre dois galhos: os superpredadores como os T. Rex e os menores chamados "Pinoquiossauro rex".

Capa da matéria: Reprodução/Julius Csotonyi

Inicio