Tendências do dia

O multimilionário Mark Cuban tem um conselho para a geração Z: "Se vocês têm tempo, usem para aprender mais sobre IA"

"Se eu tivesse 16, 18, 20 ou 21 anos a partir de hoje, dedicaria cada minuto do dia a aprender sobre IA"

Empresário famosos conta como gastaria seu tempo se fosse jovem / Imagem: Wikimedia Commons (Gage Skidmore)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

A chegada da inteligência artificial à nossa vida já não é coisa de filmes de ficção científica. Os jovens da geração Z vão ter que lidar com as diferentes formas de integração dessa tecnologia no mundo do trabalho. Um dos principais conselhos do milionário e investidor Mark Cuban para a geração Z, que está começando a entrar no mercado de trabalho, é entender que dominar essa tecnologia não é uma opção, é uma necessidade.

Mark Cuban, que é cofundador do portal de vídeo Broadcast.com e ex-proprietário do time da NBA Dallas Mavericks, afirmou na conferência SXSW que, ao longo de sua vida, tentou a sorte em todos os tipos de negócios.

No entanto, o milionário reconheceu que, se voltasse a ser um jovem com toda uma carreira pela frente, dedicaria todo o seu tempo a uma única coisa: "Se eu tivesse 16, 18, 20 ou 21 anos a partir de hoje, dedicaria cada minuto do dia a aprender sobre IA. Mesmo enquanto dormisse, ouviria podcasts sobre IA", declarou.

A IA é o futuro e é preciso se preparar para isso

Em sua fala, Cuban enfatizou que a IA não apenas vai automatizar tarefas, mas também criará novas oportunidades de emprego e transformará as indústrias existentes. Por isso, os jovens que estão agora entrando no mercado de trabalho vão ter que lidar com ferramentas baseadas em IA ou, melhor ainda, criá-las.

Segundo Cuban, a chave está em não ter medo da IA, mas sim em abraçá-la e aprender a trabalhar com ela. Isso implica adquirir habilidades em áreas como aprendizado de máquina, análise de dados e desenvolvimento de algoritmos. “Aquelas pessoas que dedicarem o tempo necessário vão conseguir”, insistiu o empresário e investidor, cuja fortuna é estimada em cerca de 5,7 bilhões de dólares, segundo a Forbes.

Habilidades além da IA

O milionário destacou que dominar a IA não se limita aos engenheiros de computação ou cientistas de dados que treinam modelos de IA. Na verdade, o empresário acredita que aqueles que conseguirem combinar habilidades em IA com conhecimentos em outras áreas, como marketing, finanças ou design, serão os mais requisitados no futuro, já que a principal tarefa da geração Z será integrar a IA aos processos empresariais.

O empresário destacou que os empregos do futuro vão exigir algum tipo de habilidade relacionada à IA. Por isso, investir tempo e esforço para aprender sobre IA é um investimento no seu futuro profissional.

Cuban é um dos protagonistas do programa de televisão Shark Tank, da norte-americana ABC, no qual empreendedores precisam conquistar investidores para que invistam dinheiro em suas ideias. Por isso, Cuban não apenas convida os jovens a aprenderem tudo o que puderem sobre IA para garantir um bom emprego.

O milionário afirma que entender como funciona a IA pode abrir novos caminhos de empreendedorismo para os jovens e gerar novas empresas de sucesso, da mesma forma que os grandes milionários da tecnologia fizeram há uma década. “A IA nunca é a solução. É uma ferramenta”, destacou Cuban em sua fala durante a conferência para empreendedores.

Imagem | Wikimedia Commons (Gage Skidmore)

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio