Seu celular não sabe com o que você sonha, mas sabe quando você dorme; a perda de bateria é apenas uma das consequências

  • Seu telefone continua enviando dados pessoais mesmo enquanto você dorme;

  • Se você desconectar o telefone à noite, você ganha privacidade e economiza bateria

Seu celular não sabe com o que você sonha, mas sabe quando você dorme; a perda de bateria é apenas uma das consequências
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Você pode ir para a cama e descansar, mas seu celular não. Nem mesmo enquanto você dorme. Isso se deve aos aplicativos e ao próprio sistema: à noite, atualizações são executadas, notificações são recebidas... e mais informações pessoais do que o necessário são enviadas. Isso foi verificado.

Você dorme, seu celular não

Se o celular estiver ligado e com acesso à internet, ele usará esse acesso, não importa o quê. A única maneira de impedir isso é cortar o acesso completamente, como colocá-lo no modo avião. Ou desligar o Wi-Fi e os dados móveis. Qualquer outra abordagem é inútil: o celular enviará e receberá informações da internet, algumas delas pessoais.

Durante a noite, seu celular se torna um denunciante silencioso. Uma análise de tráfego realizada pela NordVPN identifica o que sai do seu celular enquanto você dorme:

  • Identificadores do dispositivo: ID do telefone, IMEI, detalhes do cartão SIM...
  • Atualizações do telefone e dos aplicativos.
  • Notificações de aplicativos.
  • Dados de localização, informações sobre redes Wi-Fi e Bluetooth próximas.
  • Análise de uso do telefone. Tempo de interação, duração das pausas, indicadores de comportamento do usuário...
Para evitar a troca de dados durante a noite, nada melhor do que desligar o Wi-Fi e as conexões de dados. Para evitar a troca de dados durante a noite, nada melhor do que desligar o Wi-Fi e as conexões de dados.

Como o consumo de dados é menor à noite do que durante o dia, os desenvolvedores de aplicativos podem estimar seus padrões de sono, quando você sofre de insônia, quando você acorda para bombardeá-lo com anúncios e até mesmo mapear sua casa. Essas informações são valiosíssimas.

Desativar seus dados não apenas melhora a privacidade

O conselho é claro: para evitar ser "espionado" à noite, o melhor é desligar o Wi-Fi e os dados móveis (recomendo manter as chamadas ativadas, em caso de emergência). Isso torna o uso do seu celular mais privado. E tem mais benefícios do que você imagina:

  • Maior vida útil para o seu celular. Minimizar o uso noturno permite que o processador entre em modo de hibernação. Isso reduz a degradação da bateria;
  • Melhor descanso. Usar a privacidade como desculpa, na verdade, impacta sua capacidade de se desconectar: ​​eliminar as notificações noturnas melhora o bem-estar.

Quanto menos aplicativos, melhor

Manter seu celular limpo tem efeitos positivos tanto para o seu aparelho, quanto para o seu bem-estar. A tendência de desintoxicação digital está cada vez mais presente.

Impedir que seu telefone se conecte à internet à noite é um gesto simples que melhora sua privacidade, sua saúde e a saúde do próprio telefone.

Eliminar o máximo de softwares possível, remover permissões desnecessárias, abandonar as redes sociais, evitar aplicativos que abusam da rolagem infinita... Se o primeiro passo for por motivos de privacidade, os benefícios certamente se estenderão ao seu bem-estar.

Imagem de capa | Iván Linares editada com Gemini

Inicio