Por razões ainda desconhecidas, em 7 de setembro, o motorista de um Tesla perdeu o controle do carro e saiu da estrada na Alemanha, batendo em uma árvore. O veículo pegou fogo imediatamente. Um adulto e três crianças de 9 anos estavam dentro; apenas uma conseguiu escapar pelo lado direito do carro, quando este ainda não estava tomado pelas chamas.
Os outros três ocupantes morreram presos no carro enquanto uma testemunha do acidente tentava resgatá-los, mas não conseguiu abrir as portas. A polícia alemã aponta diretamente para as maçanetas elétricas do carro como um fator-chave na tragédia, um sistema que a Tesla defende há anos e agora está sob escrutínio internacional.
Preso dentro de um Tesla em chamas
A testemunha, Roman Jedrzejewski, pareceu abatido em uma entrevista à mídia local sobre o acidente.
"Eu queria salvar as pessoas. Tentei abrir o carro, mas não funcionou. O calor estava insuportável e eu não conseguia tirar as crianças de lá."
O motorista de 43 anos e as crianças morreram desprevenidos.
O incêndio foi particularmente difícil de conter: os bombeiros tiveram que combater as chamas, que continuavam a reacender devido à fuga térmica da bateria, de acordo com um veículo de comunicação local. Esse fenômeno, comum em incêndios em carros elétricos, ocorre quando as células da bateria atingem temperaturas extremas, desencadeando uma reação em cadeia que libera calor e gases inflamáveis. É por isso que o fogo reacende mesmo depois de, aparentemente, ter sido apagado.
Esta não é a primeira vez que as maçanetas elétricas da Tesla são associadas a um desfecho fatal. Em 2019, um homem morreu nos EUA após bater seu Model S em uma palmeira: a polícia não conseguiu abrir as portas antes que o fogo o consumisse. Em 2023, no Arizona, uma avó teve que chamar o corpo de bombeiros porque sua neta de 20 meses ficou presa em um Model Y sem bateria.

Nem ela, nem os serviços de emergência sabiam como abrir o carro, e só conseguiram resgatar a menina quebrando uma janela. Um ano depois, em outubro de 2024, quatro pessoas morreram queimadas em Toronto quando seu Model Y pegou fogo após um acidente. Apenas um passageiro sobreviveu após um pedestre quebrar a janela por não conseguir abrir as portas pelo lado de fora.
No total, a NHTSA, a agência de segurança dos EUA, vem investigando aproximadamente 170 mil Tesla Model Ys 2021 desde 2024, após receber inúmeras reclamações de pais que ficaram trancados do lado de fora com seus filhos dentro. Na Europa, o ADAC (o maior clube automobilístico alemão, equivalente ao RACE) também alertou que esse tipo de maçaneta "representa um sério problema para as equipes de resgate", pois retarda a abertura do veículo após um acidente.
Uma alternativa muito mais segura já existe (e é mais barata)
A Tesla levou o minimalismo ao extremo: portas que abrem com um botão, setas no volante e quase nenhum botão físico na cabine. O que normalmente parece minimalista ou "descolado" pode se tornar uma armadilha mortal em um acidente.
O destravamento manual existe, mas não é intuitivo. Nos bancos dianteiros do Model Y, ele é ativado por uma pequena alavanca ao lado dos vidros elétricos, algo que muitas pessoas desconhecem, a menos que tenham lido o manual. No banco traseiro, o problema é ainda maior: nem todos os Model Y o incluem e, naqueles que o incluem, ele fica escondido atrás de uma abertura no compartimento da porta. Essa manobra é impraticável em caso de incêndio ou com o carro cheio de fumaça.

Além disso, se a bateria auxiliar de 12 V falhar ou a energia for cortada após uma colisão (algo comum quando os airbags são acionados), o acesso ao interior pode se tornar impossível. A própria NHTSA já alertou que esse design "pode colocar vidas em risco em acidentes ou outras situações perigosas". Outros fabricantes com portas sem moldura usam sistemas de dupla ação: se a eletrônica falhar, um simples puxão é suficiente para ativar um mecanismo mecânico.
Sob pressão, o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, revelou à Bloomberg News que a marca já está trabalhando em uma nova maçaneta de um botão que combina abertura eletrônica e manual para torná-la mais intuitiva em uma "situação de pânico".
Imagens | Tesla, Motorpasión
Ver 0 Comentários