Ônibus gratuitos, supermercados municipais e mais: as principais propostas de Zohran Mamdani, o democrata que será o próximo prefeito de Nova York

Do transporte gratuito ao controle de aluguéis, o futuro prefeito quer transformar Nova York com políticas ousadas e já provoca debates acalorados antes mesmo de assumir

Crédito de imagem: Stephani Spindel/VIEWpress via Getty Images
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
joao-paes

João Paes

Redator
joao-paes

João Paes

Redator

Escreve sobre tecnologia, games e cultura pop há mais de 10 anos, tendo se interessado por tudo isso desde que abriu o primeiro computador (há muito mais de 10 anos). 

67 publicaciones de João Paes

Nova York acabou de passar por uma eleição municipal que teve como grande vencedor o democrata Zohran Mamdani. Mesmo que sua posse seja só em janeiro, ele já tem feito muito barulho com suas propostas para a Big Apple. Mas quem de fato é Mamdani e quais são suas propostas?

Quem é Zohran Mamdani?

Nascido em 1991 em Kampala, capital de Uganda, ele será um dos prefeitos mais novos de Nova York, mas não é só isso que o deixa diferente, já que ele se tornará o primeiro prefeito muçulmano e o primeiro de ascendência sul-asiática.

Com muito carisma e uma ótima campanha nas redes sociais, Mamdani cresceu dentro do partido democrata e derrotou Andrew Cuomo, ex-governador de Nova York, nas primárias do partido para o cargo de prefeito. O autodeclarado socialista ganhou força e ganhou a eleição com mais de 50% dos votos (sendo que até agora, apenas 93% dos votos foram contados).

Filho da cineasta Mira Nair (já premiada em Cannes e Veneza) com Mahmood Mamdani, professor da Universidade de Columbia, ele chegou em Nova York aos 7 anos de idade e vive lá desde então. E, com tantos imigrantes na cidade, o próximo prefeito de lá aprendeu a falar diversas línguas para se comunicar com o máximo de pessoas que conseguir. São seis no total: inglês, hindi, bengali, urdu, árabe e espanhol.

Ele se formou na Bronx High School of Science e depois fez faculdade no Maine, conseguindo o diploma de Bacharel em Estudos Africanos (B.A. in African Studies) pela Bowdoin College. Ele teve uma curta carreira como rapper, foi conselheiro habitacional e então deputado pelo estado de Nova York.

Crédito de imagem: Andres Kudacki/Getty Images Zohran Mamdani, no centro, celebra com os companheiros de partido, senador Bernie Sanders, na esquerda, e a deputada Alexandria Ocasio-Cortez na direita.

Quais são as propostas de Zohran Mamdani?

O carro-chefe é o plano de childcare universal, algo que parece ficção científica quando comparado aos preços surreais cobrados hoje no país que não tem um Sistema Único de Saúde para chamar de seu. Mamdani quer atendimento gratuito para todas as crianças de 6 semanas a 5 anos, ampliando as iniciativas iniciadas por Bill de Blasio (ex-prefeito de Nova York que também é do partido democrata). Só que essa conta, claro, não fecha sozinha: ele pretende bancar tudo taxando grandes corporações e milionários — ideia que já fez críticos subirem o tom, com campanhas concorrentes recebendo toneladas de dinheiro de diversos super ricos da cidade.

Mas onde Mamdani realmente causou barulho foi no transporte e na moradia. Em plena cidade dos metrôs lendários e dos engarrafamentos infinitos, ele propõe transformar os ônibus em uma alternativa expressa e gratuita, expandindo faixas exclusivas e eliminando tarifas de uma vez. Ele também quer congelar o aluguel para cerca de 1 milhão de inquilinos em imóveis com um controle de aluguel, numa tentativa de frear a disparada do custo de vida.

Além de tudo isso, Mamdani ainda quer criar supermercados municipais, um por região da cidade, para enfrentar a escalada dos preços de alimentos. A oposição já tratou a ideia como viagem à era soviética, mas o candidato insiste: usando terrenos públicos, comprando no atacado e isentando impostos, dá para baratear o básico e mudar o custo de vida em uma das cidades mais caras dos Estados Unidos (e do mundo).


Créditos de imagens: Stephani Spindel/VIEWpress via Getty Images, Andres Kudacki/Getty Images

Inicio