Nem Honda nem Kawasaki: uma marca chinesa lançou a moto com motor de oito cilindros, algo que ninguém havia ousado tentar antes

A Great Wall Motor, por meio de sua nova divisão Souo, lançou ao mundo as primeiras motos de produção com motor de oito cilindros

Souo / Imagem: Souo
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1200 publicaciones de Victor Bianchin

A última novidade chinesa são motores de moto de oito cilindros, algo que ninguém na história das motos havia ousado tentar antes. Talvez algum entusiasta tenha colocado dois blocos de Suzuki Hayabusa em sua moto, mas nunca de forma oficial ou para produção em série.

É isso que a Souo, divisão de duas rodas do gigante chinês Great Wall Motor (GWM), acaba de apresentar. E será a primeira moto de produção do mundo a contar com esse tipo de motor. O mais próximo disso, se é que existe, são as customizações da Boss Hoss nos EUA.

Do mito da Gold Wing ao salto chinês: a era dos oito cilindros em motos

No ano passado, eles surpreenderam com a S2000, uma touring gigantesca equipada com motor boxer de oito cilindros e 1.999 cc, 151 cv e câmbio de dupla embreagem com oito marchas e marcha à ré. Um verdadeiro foguete com placa, projetado para enfrentar a Honda Gold Wing, mas com mais cilindros, mais marchas e mais tecnologia.

Agora chega o próximo passo: a Souo S2000CT. Filtrada em processos de homologação e já antecipada para o CIMA de Chongqing, esta nova linha leva o mesmo motor boxer de oito cilindros para o formato cruiser. E faz isso com um design que lembra a mítica Honda Rune do início dos anos 2000, mas reinterpretada ao estilo chinês.

E são várias versões: quatro ao todo, desde uma básica de assento único (LH2000-3) até uma de dois lugares com pedaleiras (LH2000-4), além de duas baggers com malas rígidas (LH2000-5 e LH2000-6), uma com para-brisa e outra sem. Os pesos variam de 404 a 427 kg, todas com o mesmo entre-eixos de 1.810 mm. Em outras palavras: são verdadeiros cruisers XXL.

Souo

Para além dos números, o interessante está na engenharia. A Souo disfarçou sua sofisticada suspensão dianteira tipo Hossack como se fosse um garfo telescópico convencional, buscando combinar estética clássica com tecnologia avançada. É um detalhe revelador: as motos chinesas não apenas imitam mais, começam a inovar.

Durante anos, no Ocidente, as marcas chinesas eram vistas como fábricas de cópias baratas e motos descartáveis. Com as S2000 e S2000CT, a GWM quer entrar na mesma conversa que Honda, BMW e Harley-Davidson. O caminho não será fácil (tarifas, rede de vendas e confiabilidade ainda pesam), mas o simples fato de existir uma cruiser boxer de oito cilindros de série mostra que algo está mudando.

No fim das contas, o importante não é se veremos uma Souo nas concessionárias europeias amanhã, mas que o cenário global das motos foi agitado. E uma marca chinesa foi a primeira a ousar com um motor de oito cilindros.

Imágenes | Souo

Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.


Inicio