Cidade na Argentina cria programa oficial para o turismo em autocaravanas e quer atrair um novo perfil de viajante que valoriza experiências, flexibilidade, autonomia e contato com natureza

Conhecidos também como motorhome, as autocaravanas são veículos adaptados para viagem e hospedagem

Motorhome estacionado. Créditos: ShutterStock
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

413 publicaciones de Laura Vieira

A cidade de Mendoza, na Argentina, lançou oficialmente o Mendoza VanLife, um programa voltado ao turismo em autocaravanas, caravanas e veículos recreativos. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Turismo de Mendoza (Emetur),  foi apresentada no início de como parte de uma estratégia para diversificar a economia turística e atrair um novo perfil de viajante, com foco em experiências ao ar livre, liberdade no roteiro e contato com a natureza.

O projeto une infraestrutura, hospedagem e experiências ao ar livre em um único modelo, acompanhando uma tendência de viagens mais autônomas e conectadas à natureza. No lançamento, 30 empresas locais já estavam cadastradas, distribuídas por diferentes regiões da província. 

O que é o Mendoza VanLife e como a província quer transformar o turismo em uma experiência mais autônoma

Já imaginou botar o pé na estrada sem hora marcada, com liberdade para decidir onde ir e um contato mais próximo com a natureza? Em um mundo cada vez mais acelerado, a proposta do Mendoza VanLife é desacelerar, oferecendo um turismo que proporcione o máximo de autonomia para o indivíduo. Ou seja, nada de roteiros de viagem, horários marcados e compromissos excessivos: nessa viagem, quem manda é o turista.

A Secretaria de Turismo de Mendoza reforçou que o Mendoza VanLife não é apenas um programa turístico, mas uma marca associada a um estilo de viagem. A ideia é unir o conceito global do VanLife às características que tornaram Mendoza conhecida: a Cordilheira dos Andes, as rotas cênicas entre vinhedos, as paisagens naturais e a oferta cultural e gastronômica espalhada pelo território.

O programa foi apresentado oficialmente em um evento na La Enoteca, em Mendonza, com a presença da Emetur e outros representantes. A aposta está alinhada a um movimento do turismo em Mendoza, que passou a priorizar experiências personalizadas, em vez de roteiros inflexíveis e pacotes tradicionais. Para o governo local, esse tipo de viajante busca liberdade de deslocamento, maior tempo de permanência e contato direto com os destinos, algo que o turismo em autocaravana oferece de forma natural.

Turismo em autocaravanas é um mercado crescente no mundo e Mendoza quer aproveitar essa tendência

Motorhome. Créditos: ShutterStock Viajar com uma autocaravanas proporciona maior liberdade e conexão com a natureza. Créditos: ShutterStock

O lançamento do programa está apoiado em uma tendência turística de valorização das experiências que cresceu especialmente após a pandemia, quando a aglomeração e livre circulação de pessoas passou a representar um risco à saúde. Segundo a presidente da Emetur, Gabriela Testa, muitos viajantes passaram a valorizar espaços abertos, autonomia e experiências fora dos centros urbanos, o que favoreceu esse modelo de viagem. Mendoza enxergou esse crescimento no mercado e decidiu aproveitar a região para transformá-lo em um destino estratégico, devido a combinação de paisagens diversas, como vinhedos, desertos e montanhas, além de um clima agradável e oferta turística distribuída por várias regiões.

Além de proporcionar uma experiência diversificada ao turista, a iniciativa ainda tem impacto local positivo. Isso porque o Mendoza VanLife está alinhado a uma visão de turismo sustentável, que incentiva a descentralização dos fluxos turísticos, fortalece economias regionais e amplia as oportunidades para pequenos e médios empreendedores. Para isso, a província mapeou áreas públicas e privadas aptas para pernoite, estimulou investimentos em infraestrutura específica e incentivou parcerias com empresas locais.

Os espaços cadastrados no programa contam com módulos de serviço capazes de atender até quatro autocaravanas por unidade, com energia elétrica, água potável, Wi-Fi, instalações sanitárias e sistemas de tratamento de resíduoss. Hoje, já são 30 empresas participantes, incluindo vinícolas, fazendas, campings, pousadas e complexos turísticos na região.


Inicio