Tendências do dia

Nem guardanapo de papel, nem papel toalha: este é o substituto mais sustentável

Os guardanapos de tecido, por serem reutilizáveis, são mais respeitosos com o meio ambiente

Guardanapos de tecido são menos agressivos ao meio ambiente | Imagem: Amazon
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Os guardanapos de cozinha e os rolos de papel toalha são itens clássicos na maioria dos lares. Artigos que podem ser utilizados para diversos fins, mas que, muita gente não percebe, possuem uma alternativa muito mais ecológica, econômica e saudável.

Na hora de higienizar a bancada, remover restos de comida dos pratos, secá-los ou até mesmo limpar as mãos e a boca, há uma opção clássica que pode nos ajudar a economizar bastante dinheiro no final do mês.

Não diga papel, diga tecido

Imagem | Beamapelor no Pixabay Imagem | Beamapelor no Pixabay

Os guardanapos de papel são úteis para muitos propósitos: limpar a boca ou as mãos durante uma refeição, absorver a gordura de uma frigideira em vez de lavá-la, limpar a bancada… Mas, aos poucos, um clássico está voltando. O uso de guardanapos de tecido está se tornando uma tendência novamente.

Por que usar guardanapos de tecido? Muitas pessoas valorizam seu uso porque representam uma opção mais sustentável, econômica e respeitosa com o meio ambiente. Aqui estão algumas razões pelas quais eles estão recuperando a popularidade:

Mais sustentáveis: Diferentemente dos guardanapos de papel, que são descartáveis e, na melhor das hipóteses, acabam no recipiente de reciclagem, os guardanapos de tecido são reutilizáveis, tornando-os menos prejudiciais ao meio ambiente. Você pode usá-los quantas vezes precisar e, quando estiverem sujos, basta lavá-los para que fiquem como novos.

Imagem | Amazon Guardanapos de tecido

Mais econômicos: Por serem reutilizáveis, tornam-se uma opção muito mais rentável. Não será necessário comprar pacotes de guardanapos ou rolos de papel constantemente. Além disso, são duráveis, o que significa que você não precisará substituí-los com tanta frequência.

Mais versáteis: Os guardanapos de tecido possuem diversos usos. Podem ser utilizados na mesa, tanto para uma refeição rápida quanto em ocasiões especiais. Além disso, com diferentes tamanhos, tecidos (como algodão, linho ou poliéster) e decorações, também podem servir como um elemento decorativo para a mesa.

Não agridem a pele: Por fim, é importante destacar que, graças aos seus tecidos, os guardanapos de tecido são mais suaves ao toque e não irritam a pele. Isso os torna uma opção ideal para pessoas com pele sensível ou para bebês.

Seja por preocupação com o meio ambiente ou por qualquer uma dessas razões, os guardanapos de tecido podem ser uma excelente opção para sua cozinha e sua mesa. Dito isso, os guardanapos de papel continuam sendo úteis em determinadas ocasiões, nas quais não podem ser substituídos pelos de tecido.

Portanto, se você está em busca de opções mais ecológicas para o seu dia a dia, usar guardanapos de tecido pode ser uma ótima decisão. É claro que o uso de guardanapos de papel é mais adequado em certos momentos, como ao comer uma fatia de pizza, mas, em outras situações, a versão de tecido pode ser igualmente prática.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio