Tendências do dia

Não são hotéis, são residências estudantis, e estão aproveitando o aumento dos preços de hospedagem

  • Em 2021, o Morgan Stanley decidiu investir na Global Student Accommodation para criar uma grande empresa de residências para estudantes. 

  • A Yugo é uma marca que oferece milhares de camas em mais de 180 cidades.

  • Essas residências estudantis também estão tirando proveito do crescimento do turismo de baixo custo.

Residencias Estudantis Sao Opcoes Baratas De Acomodacao
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Não há serviço de quarto e você precisa levar até a sua própria toalha, mas eles oferecem quartos por diária, como qualquer outro apartamento de temporada. Não são hotéis nem Airbnb 's, são residências estudantis. Com o aumento dos preços de hospedagem, as residências estudantis estão se posicionando como uma das opções mais baratas.

As residências estudantis estão atraindo turistas

O problema é que algumas dessas residências não estão focadas apenas em estudantes de longa permanência. Em cidades como Dublin ou Barcelona, tem crescido o número de residências estudantis voltadas para estadias curtas, seja para estudantes que queiram visitar amigos, ou simplesmente para turistas que não se importam em abrir mão de certos serviços.

O Morgan Stanley enxergou uma oportunidade de negócio

Por trás desse fenômeno de crescimento das residências estudantis, estão investidores que sabem o que estão fazendo. Em 2021, o Morgan Stanley anunciou a criação de uma joint venture com a Global Student Accommodation (GSA) para coordenar um portfólio inicial de 15.000 camas nos Estados Unidos.

O banco norte-americano viu um setor em recuperação e encontrou na GSA "uma oportunidade escalável e um parceiro de primeira classe". O resultado foi uma joint venture de 4 bilhões de dólares, o The Dot Group, focado em investir em imóveis para residências estudantis.

Yugo, a empresa que está conquistando o mercado de residências estudantis

Em abril de 2024, o The Dot Group anunciou a aquisição da CRM Students, com 27.000 camas, tornando-se a maior empresa gestora de residências estudantis da Europa. No total, o grupo está presente em mais de 180 cidades e 35 países.

O nome The Dot Group pode não ser muito conhecido, mas sua marca comercial é Yugo, uma empresa global que, em pouco tempo, se tornou a maior operadora de residências estudantis.

The Dot Group Quer Dominar O Mercado De Habitações Estudantis

Na Espanha, já oferecem mais de 10.000 vagas

De acordo com Joe Persechino, Chief Operating Officer (COO) da Yugo, em entrevista ao El Economista, a empresa tem como meta atingir mais de 20.000 camas no país. Atualmente, possui metade desse número, distribuídas em cerca de 12 residências nas principais cidades espanholas, como Madrid, Barcelona e Sevilha, além de Granada, Pamplona, Sabadell e Salamanca.

30 anos perseguindo a ideia de rentabilizar o setor de residências estudantis

Por trás da Yugo está Nicholas Porter, CEO do The Dot Group. Esse empresário inglês, radicado em Dubai, tem mais de 30 anos investindo no setor de residências estudantis e, com a Yugo, está concretizando sua visão de construir uma grande empresa gestora mundial especializada nesse tipo de acomodação.

A Yugo nasceu da fusão de três operadores internacionais: The Student Housing Company (Reino Unido), Nexo Residências (Espanha) e Uninest Student Residents (EUA).

“Nosso objetivo estratégico é criar a empresa líder mundial no setor de residências para estudantes. Estamos estabelecendo novas parcerias e esperamos oferecer uma proposta aprimorada às partes interessadas principais: investidores, bancos, universidades e, acima de tudo, aos estudantes, acompanhando-os em sua jornada educacional”, descreve o fundador da Yugo.

O Ceo Da Yugo Nicolas Porter Quer Tornar A Empresa A Maior Gestora Do Mundo De Residências Estudantis

Residências estudantis, uma espécie de complexos hoteleiros baratos

O investimento da Yugo resultou na construção de grandes residências estudantis, com milhares de camas. No caso da Yugo, as estadias são oferecidas com um período mínimo de permanência. No entanto, como apurou a Xataka em diversas residências oferecidas, esses mesmos alojamentos para estudantes também são disponibilizados por meio de diferentes operadores, sem a limitação do período mínimo.

Essas grandes residências estudantis possuem recepção própria, realizam check-in e estão disponíveis em sites como o Booking, a preços muito acessíveis. Uma nova abordagem aos apartamentos turísticos, desta vez voltada para "estudantes" que desejam visitar várias cidades.

Inicio