A repercussão da demissão de 34 funcionários da Rockstar Games por "má conduta grave" ainda persiste. Algum tempo após a divulgação dessa informação, o canal People Make Games revelou detalhes sobre o caso, supostamente fornecidos por um funcionário da empresa responsável por séries como Red Dead Redemption e Grand Theft Auto.
Em vídeo compartilhado no YouTube, é possível ver o conteúdo de mensagens de um chat do sindicato no servidor do Discord, que teriam sido a causa das demissões de dezenas de desenvolvedores.
Primeiramente, vale ressaltar que o servidor do Discord mencionado conectava funcionários sindicalizados da Rockstar com representantes do Sindicato Independente da Grã-Bretanha (IWGB). Ele foi criado em 2022 para a troca de informações sobre o trabalho – é importante notar que não era permitido discutir os jogos da empresa em si.
- No início de outubro de 2025, a Rockstar implementou novas regras para o uso do Slack da empresa. Com base nessas regras, canais não relacionados a atividades profissionais foram removidos. Entre as conversas apagadas estava também aquela dedicada a jogos – importante porque era nela que os funcionários se informavam sobre demissões na indústria de games.
- As novas regras para o uso do Slack na Rockstar Games teriam se tornado assunto no servidor do sindicato no Discord. Logo depois, a gerência enviou novamente as regras atualizadas sobre o uso do Slack – mas isso teria sido feito fora do horário de expediente.
- Vale ressaltar que o e-mail corporativo na Rockstar Games só pode ser usado no escritório durante o horário comercial. A empresa decidiu adotar essa medida após grandes vazamentos.
- Um dos funcionários, que ainda estava no escritório após o expediente, teria enviado o conteúdo de uma mensagem da gerência para o servidor do Discord, que incluía os motivos da implementação e detalhes da segunda alteração nas regras de funcionamento do canal interno do Slack.
- Outros funcionários que eram membros desse servidor do Discord leram a segunda mensagem após o expediente, e um deles teria relatado o ocorrido à gerência da Rockstar. A suposta razão para a demissão de 34 desenvolvedores foi o compartilhamento do conteúdo de um e-mail interno fora do horário de trabalho.
As revelações foram comentadas num artigo do presidente do IWGB, Alex Marshall. Segundo ele, esta é mais uma tentativa "desesperada" da Rockstar Games de silenciar seus funcionários.
Já vimos inúmeras vezes a Rockstar tentando desesperadamente impedir a comunicação entre seus colaboradores. Esses funcionários sempre tentaram apenas discutir seus salários e condições de trabalho para que pudessem melhorá-los e criar um jogo que agradasse a milhões de pessoas.
O sindicato dos desenvolvedores da Grã-Bretanha acionou a empresa na Justiça por causa desse caso, e mais de 200 funcionários da gigante assinaram uma carta pedindo à direção que reintegrasse seus colegas demitidos. Será que isso realmente acontecerá? Resta aguardar o posicionamento da empresa criadora do GTA 6, que teve seu lançamento adiado recentemente.
Ver 0 Comentários