Tendências do dia

Ataque cibernético atinge uma base de dados de clientes da Repsol: nomes e identidades entre as informações comprometidas

O incidente ocorreu em 10 de setembro e atingiu clientes de eletricidade e gás no país

Repsol atingida por ciberataque
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Os clientes da rede de postos de combustível Repsol, na Espanha, estão preocupados: é possível que alguns de seus dados pessoais tenham sido comprometidos recentemente. A agência de notícias Europa Press informa que a multinacional energética foi afetada por um ciberataque.

A empresa declarou que um incidente de segurança foi detectado em um de seus fornecedores no dia 10 de setembro. Durante o ocorrido, explicam, uma pessoa não autorizada obteve “acesso parcial” à base de dados de clientes de eletricidade e gás do país.

Alcances e medidas do ciberataque à Repsol

No momento da publicação deste texto, não foi divulgado o nome da empresa externa afetada nem o número de clientes impactados pela atividade dos cibercriminosos. A Repsol garante que não foram vazados “dados sensíveis”, como contas bancárias e informações de cartões.

Eles também afirmam que senhas ou informações sobre consumo elétrico não foram expostas. Segundo eles, “os dados afetados são nome e sobrenome, DNI, endereço, dados de contato e CUPS”. CUPS são as siglas de Código Universal de Ponto de Suprimento.

A Europa Press diz que a empresa implementou medidas para remediar o incidente “de maneira imediata” e que a situação foi reportada às autoridades. Além disso, começaram a informar os clientes afetados via e-mail.

Repsol

As informações filtradas podem ser utilizadas por agentes maliciosos para desenvolver outros tipos de atividades prejudiciais, como campanhas de roubo de identidade. Nesse sentido, devemos estar muito atentos aos e-mails que recebemos.

Na dark web, existe um enorme mercado de dados roubados. Trata-se de uma parte da deep web que não está indexada pelos motores de busca, onde os cibercriminosos podem ocultar sua identidade e negociar informações usando criptomoedas. Muitos dos dados comprometidos em incidentes de segurança acabam nessa parte da web e muitas pessoas nem mesmo sabem disso. Por essa razão, como mencionamos, é preciso intensificar as práticas de segurança e prevenção após qualquer incidente.

Entramos em contato com a Repsol e nos informaram que, por enquanto, não têm mais informações a compartilhar.

Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha

Imagens | Repsol (1, 2)


Inicio