Em 1857, a França plantou um milhão de hectares de pinheiros em um pântano para acabar com os mosquitos. Hoje, eles viraram um problema

A monocultura favorece os incêndios

França
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

2420 publicaciones de Victor Bianchin

Em 19 de junho de 1857, alguém saiu de Paris com uma missão clara: encher de árvores os 987.950 hectares que se estendem entre a cidade de Bordeaux e o rio Adour. A justificativa oficial era que as Landes de Gascogne eram um pântano infecto. O alio, uma crosta de arenito ferruginoso que impede a infiltração, transformava aquela enorme planície do sudoeste da França em um pântano desolado do qual a água não conseguia escapar.

Nessas condições, as únicos que prosperavam na região eram as ovelhas (até um milhão de animais em 1850), os famosos pastores sobre pernas de pau que as vigiavam e, segundo diziam os especialistas, os mosquitos, que traziam doenças como a malária.

O projeto foi um sucesso estrondoso e, ainda hoje, é considerado a maior floresta cultivada da Europa Ocidental. Os problemas vieram depois.

O que os historiadores têm claro é que havia “caroço nesse angu” na lei de 1857. Em 1997, Jacques Sargos documentou que não havia mais malária nas Landes do que em outras áreas francesas e que o objetivo era “substituir um sistema tradicional de subsistência por uma economia moderna”.

Jean-Michel Derex, por sua vez, argumentou que boa parte daquelas “febres” era gripe, disenteria, tuberculose e febre tifoide. É compreensível que elas tenham diminuído por causa dos invernos rigorosos que atingiram o país entre 1878 e 1880, da higiene e da água encanada. E o pior é que, em Paris, eles sabiam disso.

Segundo a historiografia atual, “longe de ser uma operação estritamente sanitária, a lei de 1857 era, antes de tudo, política. Tratava-se de tomar legalmente as terras dos pastores”. Isso, aliás, condiz com a visão que se tinha dos habitantes das Landes. Em 1849, Gabriel Bouyn os descreveu como pessoas “completamente desprovidas de inteligência”.

Um sucesso do qual ninguém se orgulha

No começo do século, de fato, já não havia pastores nas Landes e, pouco a pouco, ficou claro que algo não estava certo. Entre 1868 e 1869, mais de 30 mil hectares recém-plantados foram consumidos pelo fogo num piscar de olhos. A década de 1870 foi muito pior.

A narrativa oficial continuou falando em salubridade, claro; mas, rapidamente, começaram a surgir outras “explicações”. Costuma-se dizer, de fato, que os pinheiros foram plantados para conter o mar. O problema é que isso é mentira.

Desde 1788, Nicolas Brémontier plantou pinheiros sobre a faixa de dunas costeiras que vai de Bayonne ao estuário do Gironde. A ideia era fixar a areia para que ela não soterrasse as cidades da região. Em 1876, já havia fixado 88 mil hectares e o modelo foi exportado para todo o mundo. Mas nada disso tem a ver com o milhão de hectares das Landes.

A colonização das Landes (porque, segundo os usos atuais, foi isso mesmo, uma colonização) tem sido um problema desde quase o início: como expliquei um pouco acima, a monocultura de pinheiro-bravo gerou problemas praticamente desde o começo. E eles continuam causando problemas: em julho de 2026, foi justamente ali que ocorreu o maior incêndio da França desde 1949.

E é importante ter consciência disso. Porque, nos próximos anos, teremos que tomar muitas decisões, e é melhor ter claro que as consequências dessas decisões estarão conosco muitas décadas e séculos depois.

Imagem | snap wander (Unsplash)

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.


Inicio