Tendências do dia

YouTuber serra o Xbox, cola componentes com fita adesiva e, de repente, tem um console portátil funcionando

Um YouTuber pega um Xbox de quase 25 anos, serra-o ao meio, instala um display e coloca tudo em uma caixa improvisada; o resultado lembra uma variação de arma de Borderlands, mas funciona

YouTuber serra o Xbox, cola componentes com fita adesiva e de repente tem um console portátil funcionando
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Um YouTuber pega um Xbox de quase 25 anos, serra-o ao meio, instala um display e coloca tudo em uma caixa improvisada; o resultado lembra uma variação de arma de Borderlands, mas funciona

O que exatamente o YouTuber construiu?

Quando pensamos em um console portátil, dispositivos como o Switch, o Steam Deck ou o ASUS ROG Ally vêm à mente. Pequeno, compacto, caro e equipado com componentes de última geração.

No entanto, o YouTuber James Channel tinha um objetivo completamente diferente: ele queria modificar o primeiro Xbox da Microsoft, construído em 2001, para que funcionasse sem TV — por mais impraticável que fosse o resultado.

A conversão se tornou um verdadeiro projeto "DIY" (Do It Yourself / Faça Você Mesmo). Em vez de hardware moderno, James recorreu à improvisação, à reciclagem e à criatividade necessária. O antigo Xbox foi serrado, a caixa lixada e completamente reorganizada. As metades do controle foram montadas na lateral e uma tela de um dock para iPod foi inserida na parte frontal. Tudo isso foi – literalmente – fixado com cola quente e fita adesiva.

Quão bem o Xbox Portátil DIY realmente funciona?

O James Channel documenta todas as etapas em um vídeo de aproximadamente 30 minutos no YouTube, que mostra todo o processo de criação – desde o primeiro corte do gabinete até o momento em que o console realmente liga.

Se você quiser ver a montagem e os componentes em detalhes, pode fazê-lo diretamente no James Channel:

Particularmente complicado durante a construção é o drive de DVD desprotegido, que gira perigosamente perto das mãos. A fonte de alimentação instável com baterias velhas também causou falhas durante a construção.

Apesar disso, o Xbox DIY funciona. Jogos como "Halo: Combat Evolved", de 2001, rodam, a tela exibe uma imagem nítida e os controles são integrados diretamente.

A duração da bateria é bastante curta, pouco menos de 10 minutos. Foi difícil obter uma maior durabilidade devido aos componentes antigos (especialmente as baterias, de 2006).

Se você procura novos designs e tecnologia especial, mas não quer comprar uma serra, então confira este controle: o Machenike G5 Pro V2 é um pouco mais caro que o controle oficial do Xbox, custando € 60 (cerca de R$ 377 na cotação atual), e tem um visual mais minimalista. O que realmente está por trás dele? Este controle é melhor que o controle oficial do Xbox em todos os aspectos, a menos que você tenha um Xbox.

Inicio