O Waze, um dos aplicativos de navegação mais utilizados por motoristas, está constantemente investindo em melhorias dentro do aplicativo para proporcionar ao usuário uma experiência mais segura no trânsito. Recentemente, a empresa disponibilizou uma nova funcionalidade que permite aos motoristas receber múltiplos alertas de trânsito em uma única notificação, o que evitaria dispersão no trânsito e possíveis acidentes. Agora, um usuário da cidade de São Paulo reparou que o aplicativo está notificando também sobre regiões com alto risco de assalto, algo que tem se tornado cada vez mais relevante em grandes centros urbanos. A empresa, no entanto, não informou nada sobre essa nova funcionalidade.
Waze cria aviso para usuários sobre risco de assalto
A Waze, empresa que utiliza navegação GPS colaborativa para fornecer informações em tempo ao seus usuários com objetivo de otimizar rotas e evitar congestionamentos, acaba de criar um recurso muito pertinente no contexto da mobilidade urbana de regiões perigosas: o aviso sobre o risco de assalto. De acordo com o Mapa de Segurança Pública de 2024, que leva em consideração dados de 2023, São Paulo foi o estado com maior índice de roubos de veículos, contabilizando 37.471 roubos, seguido por Rio de Janeiro, com 22.250 roubos. Esses dados demonstram que esse é um problema pulsante nos dois estados e, portanto, uma realidade comum na vida dos usuários.
Como forma de evitar que essas situações continuem acontecendo, o Waze implementou essa medida para alertar os motoristas sobre localidades que apresentam alto índice de roubo. No entanto, não se sabe ao certo se Rio de Janeiro e outros estados também contam com esse recurso no aplicativo.

Esse tipo de aprimoramento realizado pelo Waze faz parte de uma série de investimentos que o aplicativo tem tomado para aumentar a segurança nas vias. Ele utiliza informações de acidentes, tráfego e alertas de usuários para informar sobre áreas com histórico de roubos a veículos. Além dessa funcionalidade, o Waze também exibe alertas sobre áreas consideradas perigosas na cidade, com base em dados geográficos e histórico de ocorrências.
Avisos da plataforma sobre regiões perigosas já foi criticado por moradores
O alerta sobre regiões consideradas perigosas não é uma novidade recente no aplicativo da Waze. Em 2019, na cidade do Rio de Janeiro, foi sancionada uma lei pelo então prefeito da época, o deputado Marcelo Crivella (PRB), obrigando que aplicativos como o Google Maps e Waze alertem seus usuários sobre as regiões consideradas como as mais perigosas da cidade. Mas essa não é uma especificidade da cidade do Rio de Janeiro, pois o Waze já emite alertas em várias cidades do mundo.
A grande questão é que os alertas de perigo não agradam todo mundo. Por um lado, moradores dos locais taxados como “perigosos” afirmam que os avisos atrapalham o comércio local e desvalorizam a área. O mesmo está sendo dito dos avisos sobre o risco de assalto de veículos. Por outro lado, os motoristas aprovaram a funcionalidade do Waze, pois alegam que os avisos sobre riscos proporcionam uma maior segurança nas ruas.
Ver 0 Comentários