Há tantos trabalhos de modding em PCs que é praticamente impossível conhecer todos. Tudo bem, alguns são ajustes simples que se limitam a oferecer pequenas melhorias no visual ou no desempenho de um equipamento, mas também é possível encontrar verdadeiras obras de “arte” quando se trata da restauração de computadores ou da criação de projetos como os sleeper PCs.
O caso de hoje é um pouco antigo e foi postado no Reddit pelo usuário 2HDFloppyDisk, em um post onde detalhou as melhorias feitas em um velho PC que encontrou em seu depósito. É um dos trabalhos mais completos já feitos de restauração e atualização de um computador dos anos 90 para dar a ele uma nova vida.
Restaurando um PC de 20 anos
Segundo explica 2HDFloppyDisk, o primeiro fato que ele percebeu foi que o gabinete do PC — um ATX Super 2000 — estava sem as tampas laterais. Isso serviu de desculpa para substituir uma delas por um painel de vidro temperado de outro gabinete, que era compatível. E, embora isso tenha dado um visual que provavelmente nenhum computador da época tinha, não foi a única melhoria. Para aproveitar melhor as capacidades e exigências de armazenamento atuais, ele adicionou vários adaptadores SterTech compatíveis com discos rígidos SATA, além de portas USB 2.0 que o design original não incluía.
Essas portas até existiam no ano 2000, mas esse modelo específico de PC e placa-mãe não as possuía. Também havia outros componentes que haviam desaparecido e eram ainda mais necessários do que partes do gabinete, como a fonte de alimentação.
Por sorte, ele contava com uma unidade EVGA de 650 watts. Por fim, a GPU também foi substituída por uma GeForce 6200 nova (NOS) com 512 MB de VRAM — uma placa que, embora não seja muito mais nova do que o restante do sistema, era rara de se ver em computadores daquela época.
Um PC “semi” Sleeper com memória de sobra
Essas foram as melhorias principais para restaurar o equipamento, mas, já que o modder estava com a mão na massa, ele decidiu ampliar ainda mais a capacidade de armazenamento, o que transformaria esse experimento em uma espécie de Sleeper PC: um tipo de computador cujo visual externo remete a um equipamento antigo — ou sequer sugere que seja um PC —, mas cujas especificações técnicas competem com as de máquinas modernas.
Esse “quase” Sleeper PC conta com uma quantidade de armazenamento que, a olho nu, multiplica por 10 o espaço disponível para instalação de programas; uma capacidade muito superior à que ele aparenta ter, rivalizando com muitos computadores atuais. Não satisfeito só com isso, o usuário ainda incluiu alguns toques típicos da época, como um leitor de DVDs da Sony e uma unidade de disquete dupla MPF920.
Os participantes da conversa aplaudiram o trabalho e destacaram o fato de que o gabinete que abriga o PC era um dos mais valorizados pelos usuários da época por sua robustez e pelas opções de configuração de hardware. O trabalho de 2HDFloppyDisk ao adicionar essas funcionalidades e a solução encontrada para permitir mais memória de armazenamento fazem com que, neste computador, caiba praticamente a totalidade dos jogos que ele poderia instalar e executar em sua época.
Este texto foi traduzido/adaptado do site 3DJuegos.
Ver 0 Comentários