Parece ficção científica, mas não é: a IA brasileira que te liga no celular, 'finge' ser humana e destrava seu inglês

Startup brasileira cria “ligações ao vivo” com mentores de inteligência artificial para ensinar inglês e simular conversas reais 

Jovens estudando inglês. Créditos: ShutterStock
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

426 publicaciones de Laura Vieira

O inglês é um dos idiomas mais falados, estudados e influentes do mundo, mas a fluência ainda é um desafio em países onde não é usado no dia a dia, como no Brasil. O principal obstáculo não costuma ser a gramática, e sim a falta de oportunidades para praticar a conversação de forma constante. Foi a partir desse problema que a BeConfident, startup brasileira de educação, lançou em 2023 um aplicativo que permite ligações ao vivo com mentores digitais movidos por inteligência artificial. A proposta é criar um ambiente acessível e seguro para que alunos pratiquem inglês em tempo real, diretamente pelo WhatsApp ou aplicativo próprio, com feedback imediato após cada conversa.

A falta de prática ainda é o principal obstáculo para a fluência em inglês — e a conversação em tempo real tenta resolver isso

A dificuldade de aplicar o inglês em situações reais não é apenas uma percepção dos estudantes. Um estudo publicado em 2023 no Journal of Knowledge Learning and Science Technology aponta que a ausência de prática contínua está diretamente ligada à baixa confiança e ao desempenho limitado no uso do idioma. Outra evidência vem de uma meta-análise conduzida por Alsowat em 2020, que revisou 90 pesquisas com dados de quase 700 mil estudantes e concluiu que atividades práticas de conversação e leitura contextual têm impacto significativo no vocabulário, na gramática e na fluência.

É nesse contexto que entram as ligações ao vivo da BeConfident. Diferentemente de exercícios engessados ou diálogos pré-programados, o aluno escolhe o tema da conversa, como trabalho, viagens ou vida pessoal, e inicia uma ligação com um mentor digital. A interação acontece em tempo real, por voz, simulando diálogos do cotidiano. Durante a conversa, o avatar responde naturalmente e, ao mesmo tempo, analisa aspectos como escolha de palavras, pronúncia, expressões e desenvoltura.

Print do aplicativo no IOS. Aplicativo BeConfident está disponível tanto para IOS quanto para Android. Créditos: Arquivo pessoal

Segundo Felipe Silva, CPO da BeConfident, o objetivo do recurso é criar ritmo e constância no aprendizado. “A tecnologia foi desenvolvida para trazer cadência e confiança ao estudo. Ela cria um espaço seguro para treinar e depois oferece feedback preciso, que ajuda o aluno a avançar”, afirma.

Entenda como funciona o aplicativo e a proposta de um “intercâmbio digital”

Print dentro do aplicativo. Você pode escolher o mentor de IA de acordo com as suas preferências. Créditos: Arquivo pessoal

O funcionamento da plataforma foi pensado para se encaixar na rotina dos usuários. Como a BeConfident opera via WhatsApp e aplicativo próprio, o acesso é rápido e não exige equipamentos específicos. O aluno escolhe seu mentor digital preferido, inicia a ligação e conduz a conversa livremente. Ao final da interação, recebe um relatório apontando os pontos fortes, aspectos a melhorar e sugestões práticas para a próxima sessão.

A proposta se conecta diretamente à história da empresa. Fundada em 2023 por quatro amigos da periferia de São Paulo, a BeConfident nasceu da experiência dos criadores com a dificuldade de aprender inglês no Brasil. Eles se conheceram em torneios de robótica, chegaram a conquistar um título mundial em 2015 e perceberam que a fluência só veio, de fato, com a vivência diária nos Estados Unidos. A ideia, então, foi transformar essa experiência em um “intercâmbio digital”, capaz de levar a prática para dentro do celular, democratizando a prática do idioma.

Desde o lançamento, a startup cresceu rapidamente. Em 2025, a plataforma alcançou 2 milhões de usuários e 100 mil assinantes pagantes, consolidando-se como uma das edtechs em ascensão na América Latina. Atualmente, o novo recurso de ligações ao vivo está disponível com teste gratuito de 7 dias, e os planos pagos partem de R$ 39,99 por mês.

Para Robson Amorim, CEO da BeConfident, o diferencial está no ciclo contínuo de prática e análise.“Esse ciclo de prática e análise cria uma rotina de aprendizado contínuo e contextualizado, reduzindo obstáculos para a proficiência do inglês que, muitas vezes, têm o acesso à gramática facilitada, mas as oportunidades da conversação são mais escassas”, avalia o CEO da BeConfident, Robson Amorim.


Inicio