Tendências do dia

OpenAI lança Sora em mais de 150 países: é assim que funciona a tão esperada IA ​​generativa que transforma textos em vídeos incríveis

A ferramenta foi anunciada no início de 2024, mas agora começa a chegar aos primeiros 155 países. Ainda não está disponível na União Europeia.

Imagem | OpenAI | Captura de tela
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

A OpenAI acaba de lançar o Sora. A ferramenta de inteligência artificial que permite criar vídeos a partir de texto foi anunciada no início de 2024, mas seu lançamento sofreu alguns atrasos e só estava disponível para um número reduzido de testadores. Agora, finalmente, começa a chegar ao público.

A empresa liderada por Sam Altman anunciou nesta segunda-feira, em um vídeo ao vivo, que o Sora estará disponível a partir de hoje nos Estados Unidos e "na maioria dos países a nível internacional". Embora a OpenAI tenha decidido ampliar o acesso à ferramenta, ela alerta que esta primeira versão "cometerá erros".

Sora já está disponível para usuários do ChatGPT Plus e Pro

Assim como no ChatGPT, será possível acessar o Sora pela web. Isso permitirá que a ferramenta seja utilizada para criar vídeos sem precisar baixar programas no computador. Basta fazer login com uma conta da OpenAI em Sora.com para começar a usar a ferramenta generativa.

Vale ressaltar que o Sora não terá uma versão gratuita, pelo menos por enquanto. É requisito indispensável ter uma conta do ChatGPT Plus (20 dólares por mês ou R$116,60 por mês) ou ChatGPT Pro (200 dólares por mês ou R$1.166,00 por mês) para poder acessá-lo. Como podemos ver, não há uma assinatura independente para o Sora.

A interface web do Sora em sora.com A interface web do Sora em sora.com

Então, o que o Sora pode fazer?

Tecnicamente, o Sora pode criar vídeos com IA generativa de até 20 segundos de duração e uma resolução máxima de 1080p. Também oferece a possibilidade de escolher diferentes relações de aspecto, como widescreen, vertical, horizontal e quadrada.

Dizemos "tecnicamente" porque as possibilidades vão depender do plano contratado. Os usuários do ChatGPT Plus poderão gerar até 50 vídeos com resolução de 480p. Essa resolução pode ser insuficiente nos dias de hoje, especialmente se os vídeos forem voltados para peças comerciais.

Algumas criações feitas com Sora Algumas criações feitas com Sora

A OpenAI explica que, caso desejem, os usuários do ChatGPT Plus poderão criar vídeos em 720p, mas com uma quantidade ainda mais limitada (sem fornecer um número exato). Aqueles que buscam uma experiência mais completa precisarão contar com o ChatGPT Pro.

Quando falamos do ChatGPT Pro, estamos nos referindo ao plano mais avançado da OpenAI, que oferece acesso "ilimitado" tanto ao modo de voz avançado quanto aos modelos multimodais. No entanto, o conceito de "ilimitado" não se aplica ao Sora.

A empresa de inteligência artificial explica que o ChatGPT Pro oferece "10 vezes mais uso" do Sora em relação ao ChatGPT Plus, além de resoluções mais altas e vídeos de maior duração (mas sempre com os limites técnicos mencionados anteriormente).

É provável que até mesmo a oferta do ChatGPT Pro seja insuficiente para usuários profissionais que decidam fazer um uso intensivo da ferramenta. A OpenAI está ciente disso e afirmou que está trabalhando em tarifas personalizadas para diferentes tipos de usuários.

Teremos que esperar até o meio do ano ano para conhecer a referida opção, mas tudo parece indicar que usar Sora não será barato. Como sabemos, treinar e executar modelos de IA é uma tarefa cara e os preços parecem estar sendo repassados ​​aos usuários.

Inicio