É um dos temas mais comentados nos últimos meses quando se fala em PCs com Windows: em 14 de outubro de 2025, chega ao fim o suporte da Microsoft ao sistema operacional. A partir dessa data, não haverá mais atualizações de segurança — em alguns países, os usuários ainda podem migrar para o programa de extensão gratuito de um ano.
Para algumas empresas e organizações, porém, isso parece não ser uma opção, como mostra um caso recente no subreddit PCMR. Em vez de migrar, dezenas de computadores ainda tecnicamente funcionais estão sendo simplesmente descartados.
A postagem no subreddit PCMR do usuário “LucasCBs” mostra uma imagem fácil de entender: em um palete europeu estão empilhadas cerca de 30 torres de PC pretas de uma marca japonesa, que lembram os computadores clássicos usados por empresas e órgãos governamentais — PCs de escritório padrão, por assim dizer.
Como o autor da postagem explica nos comentários, tratam-se de computadores que pertenciam a uma universidade estatal. Por causa do fim do suporte ao Windows 10, esses equipamentos e mais dois paletes semelhantes precisarão ser descartados, mesmo estando em funcionamento.
É provável que a instituição governamental do usuário LucasCBs não seja um caso isolado: especialistas estimam que o fim do suporte ao Windows 10 poderá gerar até 480 mil toneladas de lixo eletrônico.
Os PCs são de uma geração um pouco mais antiga, como explica LucasCBs ao longo da postagem. Eles vêm com um processador Intel de sétima geração não especificado; portanto, esses computadores certamente não seriam suficientes para rodar jogos AAA atuais.
Algumas respostas, no entanto, parecem não se intimidar com isso. Pelo contrário, os visitantes do PCMR enxergam uma oportunidade de pechincha e planejam visitar a plataforma de leilões eBay nos próximos dias, antes do fim do suporte ao Windows 10. Alguns, como “DrTankHead”, já identificaram diversos possíveis usos para esses PCs.
Hardware mais antigo — especialmente quando disponível a preços baixos — é ideal para pequenos projetos de servidor, mesmo que seja apenas “Meu primeiro NAS”. Alternativamente, esses PCs de escritório mais antigos podem ser usados como servidores de mídia. O uso como servidor privado de Minecraft também não parece improvável; com 8 a 16 GB de RAM, eles seriam mais que suficientes para esse tipo de pequeno projeto.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Game Star.
Ver 0 Comentários