Tendências do dia

Microsoft 365 grátis: como obter o Office grátis no seu PC de forma legal

Se você trabalha ou estuda numa instituição que tenha o Office 365 Education, pode ter acesso

Poucos sabem, mas suíte da Microsoft tem versões gratuitas / Imagem: Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Este texto vai te contar quais são os métodos para ter o Microsoft 365 totalmente grátis, sem precisar pagar nada. Esta versão da suíte de produtividade requer uma assinatura mensal e está sempre atualizada com todas as novidades, além de permitir o uso de espaço na nuvem e aplicativos como Excel, Word e PowerPoint.

Este é um serviço pago, o que significa que há poucos métodos para obtê-lo gratuitamente. No entanto, existe uma forma bastante acessível, embora seja necessário abrir mão de instalar o aplicativo e possivelmente perder algumas funções avançadas.

Grátis para estudantes e professores

Atualmente, a única maneira oficial de obter o Microsoft 365 grátis é por meio do seu programa para estudantes e professores, chamado Office 365 Education, desde que a instituição onde a pessoa estuda ou trabalha tenha se registrado no programa para que seus alunos e professores tenham acesso à suíte de produtividade.

Caso o colégio onde você estuda ou trabalha tenha contratado este plano com a Microsoft, basta pedir ao centro os dados de acesso para sua conta e, com essas informações, você poderá baixar o instalador. Sua conta terá o Microsoft 365 gratuito enquanto você estiver trabalhando ou estudando lá, e você poderá instalá-lo em até 5 dispositivos diferentes que usem a mesma conta de usuário, como PC doméstico, laptop, celular e tablet.

Se sua empresa usa a versão empresarial

Se você trabalha em uma empresa que tem o Microsoft 365 na versão empresarial, você poderá solicitar à pessoa responsável dentro da empresa que forneça uma licença para que você acesse a suíte de produtividade do Office gratuitamente em um dos seus dispositivos.

Aqui, é importante saber que, normalmente, a empresa fornecerá a licença para ser usada no computador de trabalho, caso você tenha um. Nem sempre a licença será concedida para o seu computador pessoal. Isso vai depender da decisão da empresa, embora o mais comum seja que a licença seja fornecida apenas se você precisar usar o Office para trabalhar de casa.

Versão temporária ao comprar um PC novo

Embora você provavelmente não tenha vindo até aqui por esse motivo, também é importante saber que, ao comprar um PC novo com o Windows pré-instalado, normalmente você terá direito a um teste gratuito para usar o serviço de forma temporária.

Esses testes podem durar 3 ou 6 meses e têm um tempo limitado. Após o término do período de teste, você precisará decidir se deseja continuar usando o Office 365 ou se prefere buscar alternativas gratuitas, como o LibreOffice.

A versão web do Office é gratuita

E, para finalizar, algo que você deve saber é que a maneira mais fácil de obter o Office grátis é usar sua versão online. A versão online do Office é gratuita e, embora faltem algumas opções avançadas do Microsoft 365, todas as funções básicas que você pode precisar de Word, Excel e outros aplicativos estão disponíveis.

Em relação às diferenças específicas, algumas delas incluem a impossibilidade de adicionar citações ou referências no Word, nem de usar funções de design avançadas. Ou seja, funcionalidades para trabalhos mais profissionais e complexos. No Excel, também faltarão fórmulas avançadas e, no PowerPoint, nem todas as animações estarão disponíveis.

No entanto, ainda assim, é uma excelente opção para usar o Office, e você nem precisará instalar nada. Essa suíte é uma rival direta do Google Drive, pois, além disso, você pode armazenar seus arquivos no espaço gratuito oferecido pela Microsoft com sua conta, permitindo que você acesse seus documentos sempre que quiser de outro dispositivo.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio