Esta loja ficou 16 anos “parada no tempo” e vende placas de vídeo antigas

Para algumas finalidades, ainda hoje pode ser interessante adquirir uma GPU muito antiga

Loja vende placas de vídeo antigas / Imagem: Reddit
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1109 publicaciones de Victor Bianchin

Quem já passeou pelo departamento de hardware de PC de um MediaMarkt ou Saturn conhece imagens como a mostrada acima. Ao lado de GPUs relativamente atuais e rápidas, há placas de vídeo bem mais antigas e muito lentas.

Para o usuário do Reddit theorlovsky, isso gerou curiosidade. Mas há vários cenários de uso que podem justificar a existência de placas de vídeo tão antigas:

  • Embora essas GPUs fiquem ao lado de placas voltadas para jogos, elas não se destinam a esse propósito. Em vez disso, podem ser um complemento útil para computadores de escritório.
  • Um aspecto potencialmente relevante são as portas adicionais de monitor que elas oferecem. Assim, é fácil conectar vários monitores ao PC correspondente.
  • Também não podemos esquecer: embora muitos processadores possuam GPU integrada, que hoje em dia é claramente mais rápida do que as antigas placas de vídeo da imagem acima, isso nem sempre é o caso.
  • Outro cenário em que uma GPU assim pode ser útil: como modelo de backup e teste, caso o PC apresente problemas e não exiba mais imagem.

Quão antigas são exatamente as placas de vídeo? A GeForce 210 foi lançada em 2009. A GT 730 chegou ao mercado em 2014. Há placas de vídeo similares lançadas posteriormente, como a GT 710 (2016) e a GT 1030 (2017). Mas, no fim das contas, isso não faz grande diferença nos cenários de uso habituais dessas GPUs.

Isso também explica por que modelos tão antigos ainda são vendidos em 2025: para atividades como navegar na internet, assistir a vídeos ou usar programas de escritório como Excel e Word, hoje não é necessário muito mais desempenho de GPU do que em 2009.

Se essas placas de vídeo são realmente um bom negócio, isso já é outra questão. No fim das contas, além do preço, importa o propósito exato do PC, o orçamento e possíveis fatores adicionais, como o uso da GPU como solução de backup.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Game Star.

Inicio