Montar um computador não é tarefa simples. Além do fato de ter que desembolsar uma quantia considerável de dinheiro mesmo nos projetos mais modestos, é preciso verificar se todos os componentes que queremos para o nosso PC são compatíveis entre si e não vão prejudicar o desempenho de nenhuma outra parte.
Além disso, a variedade de peças e componentes está cada vez maior, e é necessário considerar um número maior de fatores em relação à compatibilidade. Caso contrário, podemos enfrentar problemas durante a montagem ou ao ligar pela primeira vez. Por isso, o erro de iniciante cometido por esse usuário no Reddit deveria servir de alerta para todos nós: por querer montar seu novo equipamento o quanto antes, ele não verificou se duas peças essenciais eram compatíveis.
“Não consigo explicar o quanto estou chateado comigo mesmo”
O usuário em questão usa o apelido ‘Werewolf_Happy’ na rede social, evocê pode ver onde ele errou já na imagem que publicou na capa do tópico — que usamos como abertura deste texto. Ele admite que ainda é um usuário iniciante e que não tem muita experiência montando computadores. O fato é que ele estava empolgado para montar seu primeiro PC próprio e para isso adquiriu um AMD Ryzen 7800x3D, um excelente processador para jogos, que também pretendia usar para streaming.
Ele quis acompanhar com uma placa-mãe ASUS ROG Strix Z690-E, mas não verificou um detalhe crucial para a montagem: essa placa é compatível exclusivamente com chipsets Intel; é impossível instalar um processador AMD nela. O principal problema é que ele comprou ambos os componentes de um varejista que já avisou que não aceitaria devoluções — algo questionável por si só, sem contar que poderia ter avisado que esses componentes não poderiam ser montados juntos no mesmo PC. O fato é que ‘Werewolf_Happy’ não conseguia expressar o quanto estava decepcionado consigo mesmo.
Os outros usuários explicaram o que fazer a seguir
De qualquer forma, a dúvida dele era se deveria tentar revender a placa-mãe ou o processador para buscar um substituto para o componente que quisesse descartar. Os participantes da discussão indicaram que a melhor opção é vender a placa-mãe. O AMD Ryzen 7800x3D é um excelente processador, mesmo não sendo o modelo topo de linha da marca; ele oferece ótimo desempenho em jogos, suporta altas temperaturas em desempenho extremo e também é o modelo de referência para muitos criadores de conteúdo que fazem streaming.
Por outro lado, a placa-mãe ASUS ROG Strix Z690-E é um componente “secundário” no que diz respeito ao impacto no desempenho em jogos ou streaming, sem falar que, em geral, ela só é incompatível com esse chipset específico. Em relação à compatibilidade com outras peças, não apresenta problemas. Por isso, a recomendação da comunidade foi se desfazer dela. Todos que trabalham com informática ou montam um PC enfrentam esse tipo de “erro de iniciante” e errar faz parte do rito de iniciação, mesmo que seja por impaciência.
Como dica final, eles recomendam o site — e nós também compartilhamos essa recomendação — PCPartPicker, um aplicativo gratuito para navegador que indica se os componentes que você quer usar na montagem são compatíveis entre si ou não.
Este texto foi traduzido/adaptado do site 3DJuegos.
Ver 0 Comentários