Bill Gates comentou em uma publicação no LinkedIn sobre a melhor forma de usar a tecnologia para tornar os sistemas mais eficientes, justos e acessíveis. Um ponto crucial, segundo ele, é ouvir o feedback das pessoas que utilizam essa tecnologia.
Por isso, atendendo a um pedido de sua filha mais nova, Phoebe Gates, ele decidiu trabalhar por um dia no atendimento ao cliente do aplicativo dela, que é baseado em inteligência artificial.
- Que tipo de aplicativo é esse? A ferramenta gratuita Phia serve para encontrar o menor preço possível de roupas na internet por meio de uma extensão de navegador. Isso inclui também ofertas de produtos usados.
- Desde quando o aplicativo está disponível? O lançamento oficial ocorreu no final de abril de 2025. Além de um app para iOS, há também uma extensão de navegador para PCs, compatível com o Chrome. Segundo informações da própria empresa, o app pesquisa em mais de 40.000 sites.
- Por que Bill Gates está fazendo isso? Em primeiro lugar, a ação provavelmente tem o objetivo de divulgar o aplicativo de sua filha. Nesse sentido, há também um breve vídeo anexado à publicação no LinkedIn, no qual Bill e Phoebe Gates falam sobre o app e a ação conjunta.
Apesar do caráter promocional, consideramos interessante o esforço de Phoebe Gates em se estabelecer cedo na área de tecnologia (mesmo que, sendo filha de Bill Gates, isso não seja surpresa alguma).
Comparações de preços já são comuns, mas geralmente se aplicam a produtos eletrônicos ou utensílios domésticos, e menos à moda. Um enfoque baseado em inteligência artificial, em 2025, também não é surpresa.
Phoebe Gates é uma das duas fundadoras do aplicativo Phia
A ideia do Phia não foi concebida apenas por Phoebe Gates. Ela desenvolveu o aplicativo em parceria com Sophia Kianni, que era sua colega de quarto na Universidade de Stanford.
Segundo o Times of India, Bill Gates decidiu conscientemente não investir no aplicativo da filha. Ele teria receio de se envolver demais e, em vez disso, se ofereceu para aconselhar Phoebe quando necessário.
Ele comentou ao New York Times:
“Eu teria mantido ela muito controlada e elaborado relatórios de negócios, o que teria sido difícil para mim. E provavelmente teria sido exageradamente gentil. Mas me perguntei se isso teria sido o certo. Felizmente, isso nunca aconteceu.”
Bill Gates tem 69 anos e é mais conhecido como cofundador da Microsoft. Phoebe Gates, nascida em 2002, é filha dele e de sua ex-esposa Melinda Gates, que tem 61 anos.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Game Star.
Ver 0 Comentários