Todos nós temos cabos Ethernet em casa, e provavelmente eles são de cores diferentes. Geralmente, há vários amarelos, mas também azuis, verdes, cinzas, brancos... O que muita gente não sabe é que as cores não são um capricho dos fabricantes, mas sim uma resposta a uma questão prática.
Ao contrário do que se poderia esperar, a cor externa de um cabo Ethernet não nos diz nada sobre seu desempenho. Se você quiser saber a categoria do cabo (ou seja, a velocidade que ele suporta), essa informação está impressa no próprio cabo. A cor não indica se o cabo é mais ou menos rápido; ela serve para algo totalmente diferente: para que possamos distingui-los e organizá-los melhor.
Numa residência, isso pode não ser tão necessário, mas imagine um servidor ou data center onde existem centenas ou até milhares de cabos Ethernet; se todos os cabos fossem da mesma cor, seria impossível identificá-los. As cores, então, ajudam a gerenciar grandes redes.
As cores dos cabos Ethernet
Embora existam algumas diretrizes sobre as cores dos cabos, estabelecidas por organizações como o IEEE e o ANSI, não existe um código de cores universal para cabos Ethernet. O significado de cada cor pode variar dependendo do país, do setor e até mesmo da empresa. No entanto, existem muitas semelhanças e padrões de cores amplamente utilizados. Aqui estão os usos mais comuns:
- Cinza/branco/preto: essas são as cores que geralmente encontramos para uso doméstico e em escritórios. São comuns em roteadores.
- Azul: são os cabos mais usados para conexões de rede em geral, servidores ou estações de trabalho.
- Amarelo: geralmente são cabos PoE (Power over Ethernet), ou seja, fornecem energia e conectividade. Podem ser usados em câmeras IP e telefones VoIP.
- Verde: para conectar diretamente dois dispositivos, como computadores, sem um dispositivo intermediário.
- Vermelho: geralmente reservados para conexões críticas, como sistemas de segurança ou de emergência.
- Laranja e roxo: essas são cores menos comuns. De acordo com a Cables and Kits, são usadas para conectar sistemas que exigem uma conexão específica que não suporta os padrões usuais, por exemplo, para conectar sistemas antigos que não usam Ethernet com sistemas mais novos que usam.
Como dissemos, a cor do cabo não determina seu desempenho, mas tem uma função prática para quem gerencia redes muito grandes. As cores reduzem o tempo de manutenção e previnem falhas graves, como a desconexão de sistemas críticos. Em casa, também podem ser úteis se você tiver vários dispositivos conectados ao roteador e quiser identificar facilmente cada um deles.
Imagem | PxHere
Ver 0 Comentários