A Netflix decidiu começar dezembro removendo completamente um dos recursos mais básicos e úteis do seu aplicativo para celular: a capacidade de transmitir conteúdo do seu smartphone para qualquer Android TV ou Google TV. Essa era uma ferramenta essencial para encontrar rapidamente conteúdo no seu telefone e enviá-lo para a TV.
O que não esperávamos era que, em menos de duas semanas, a Apple respondesse indiretamente, trazendo o recurso que a Netflix decidiu eliminar para o seu aplicativo Apple TV para Android. Antes tarde do que nunca.
O fim do Netflix Cast
Foi fácil perceber. Em casa, tenho um Google Chromecast com Google TV e um Google Nest. Toda vez que eu queria transmitir conteúdo do meu telefone para a TV... apenas o Google Nest aparecia. Foi então que li a confirmação do desastre: a Netflix havia desativado o Cast sem qualquer explicação.
As exceções
A página de suporte da Netflix especifica uma exceção para continuar usando o recurso Cast: ter um dispositivo Chromecast de terceira geração ou anterior. Em outras palavras, versões sem controle remoto. A segunda exceção é ter um plano sem anúncios. Se você não pagar, não poderá transmitir conteúdo para a TV.
Ícone de transmissão na Apple TV, faça um pedido.
Com um chute certeiro no ângulo, um gol espetacular
Desde ontem, algumas semanas após a mudança da Netflix, o aplicativo Apple TV para Android é compatível com o Google Cast, um recurso que estava ausente desde o lançamento do aplicativo no início deste ano na plataforma concorrente.
Você precisa atualizar o aplicativo para a versão 2.2 para poder enviar conteúdo para a TV a partir de qualquer dispositivo Chromecast.
A Apple sendo menos Apple
A Apple teve que responder à Netflix diante de uma realidade inegável: seu serviço é minoria no ecossistema de plataformas de streaming. A Netflix é a rainha incontestável, seguida pelo Prime Video e Disney+. E um dos motivos é bem conhecido: usar um produto Apple significa usar um produto atrelado ao seu ecossistema.
Apesar disso, o Apple TV+ está perigosamente perto do HBO Max, prestes a ocupar o quarto lugar no ranking, segundo dados da JustWatch. Nesse contexto, a introdução do Cast vai além de um recurso secundário:
- É (mais uma) rendição da Apple a um ecossistema mais aberto. E isso joga a seu favor;
- Permite que o Apple TV+ chegue a lares com celulares e tablets Android.
- Reduz o atrito para o usuário;
- Reduz a dependência do ecossistema de hardware da Apple.
O que está fazendo para conquistar a Espanha?
A estratégia da Apple para o crescimento contínuo na Espanha é clara: nadar contra a corrente com uma estratégia que não inclui publicidade no aplicativo, um catálogo pequeno, mas com forte presença de conteúdo original (e caro), e agora, simplificar o uso do aplicativo para reduzir os atritos que haviam sido introduzidos artificialmente.
Não será suficiente
Já havíamos relatado isso há um ano, e os números confirmam: quase não há concorrência no mercado de streaming, já que a maior parte do conteúdo está convergindo para a Netflix. A era pós-pandemia forçou as plataformas a lutarem para se diferenciar, enquanto o preço das ações da Netflix no final de dezembro de 2024 estava nos níveis pré-pandemia.
Seja como for, considerando o crescimento projetado para a Apple TV em 2025, competir diretamente com uma HBO focada em qualidade é uma ótima notícia para a empresa.
Texto original de Ricardo Aguilar
Imagem de capa | Xataka
Ver 0 Comentários