John Carpenter é, sem dúvida, um dos diretores mais renomados da história do cinema. Durante as décadas de 1970 e 80, ele se consagrou com filmes de terror independentes como Halloween e O Enigma de Outro Mundo, que ao longo dos anos se tornaram clássicos do gênero. Outro exemplo disso é um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos.
Lançado em 1981, "Fuga de Nova York" é um filme de ação de baixo orçamento estrelado por Kurt Russell. Nele, o ator interpreta o presidiário Snake Plissken, encarregado de resgatar o Presidente dos Estados Unidos. Após uma recepção comercial positiva e se tornar um clássico cult, uma sequência foi lançada, odiada por todos, mas defendida veementemente pelo diretor.
Novamente escrito e dirigido por Carpenter, este segundo filme foi um fracasso de bilheteria, massacrado pela crítica e, obviamente, goza de uma reputação bastante ruim. Embora alguns defendam sua ousadia, ele permanece ofuscado pelo seu antecessor. Estamos falando de Fuga de Los Angeles.
No entanto, o cineasta considera o filme muito superior ao original dos anos 80. Como Carpenter explicou em uma entrevista à Creative Screenwriting, esta sequência é mais rica em conteúdo e tom, o que lhe confere maior maturidade. Mesmo assim, ele reconhece que a recepção do público pode ser atribuída à percepção de que se tratava de uma refilmagem, e não de uma sequência.
"'Fuga de Los Angeles' é melhor que o primeiro filme. Dez vezes melhor. Tem mais conteúdo. É mais maduro. Tem muito mais. Acho que as pessoas não gostaram porque acharam que era uma refilmagem, e não uma sequência".
Ele também esclareceu que, embora o público não tenha gostado na época, esse não é um caso isolado em sua filmografia. Na verdade, ele ilustrou isso dizendo que "Fuga de Los Angeles" arrecadou mais dinheiro nas bilheterias do que "O Enigma de Outro Mundo", mas este último foi reavaliado ao longo dos anos, o que levou ao seu sucesso.
"Você nunca sabe se um filme será bem-sucedido ou não. Naquela época, as pessoas não queriam ver 'Fuga de Los Angeles', mas, a princípio, ninguém queria ver 'O Enigma de Outro Mundo' também. Você só precisa esperar e dar tempo ao tempo".
Mas, apesar do profundo carinho de Carpenter pela sequência de 1996, os números não mentem. No Rotten Tomatoes, "Fuga de Los Angeles" tem uma aprovação de 56%, arrecadou pouco mais de US$ 25 milhões (cerca de R$ 135,9 milhões) nas bilheterias e tem uma nota de apenas 6,1 no Metacritic.
E se voltarmos à trama, ela lembra muito o primeiro filme. Em "Fuga de Los Angeles", a cidade também se tornou uma espécie de prisão gigante. Aqui, o conflito reside no fato de que Plissken precisa se aventurar pela cidade para recuperar um controle remoto que pertence a uma superarma. Claro, tudo isso enquanto elimina os rebeldes pelo caminho.
Se você quiser experimentar, lembre-se de que "Fuga de Los Angeles" está disponível na Apple TV e no Amazon Prime Video.
Ver 0 Comentários