Tendências do dia

O formato desse prédio futurista não é apenas estética, tem um objetivo único baseado na natureza

Inspirado nos cupinzeiros, esse prédio empresarial construído em Cuiabá foi projetado para manter o clima mais agradável 

Solum Hub prédio em Cuiabá. Créditos: SolumHub
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

299 publicaciones de Laura Vieira

Se você já esteve em terras mato-grossenses, sabe que o clima de lá não é o dos mais amenos. Com a temperatura média variando entre 18°C e 35°C, no verão os termômetros podem marcar mais de 50 graus. Ou seja, o estado é quente, muito quente. Não é atoa que a capital do Mato Grosso, Cuiabá, é considerada uma das cidades mais quentes do mundo. Pensando nisso, engenheiros desenvolveram um prédio futurista inspirado nos cupinzeiros com o objetivo de manter o clima do local mais agradável. Mas como será que ele funciona? A seguir, saiba mais sobre esse projeto inovador que reúne negócios, natureza e bem-estar. 

Solum Hub: prédio empresarial foi projetado para copiar a natureza

Solum Hub. O Solum Hub apresenta o formato circular e é repleto de plantas em seu interior e exterior. Créditos: SolumHub

Nomeado de Solum Hub, o prédio inspirado nos cupinzeiros, que nada mais são do que ninhos construídos por cupins para abrigar suas colônias, é um hub corporativo integrado à cidade, mas conectado à natureza. Ele foi projetado especificamente para manter o ambiente mais fresco e agradável para os funcionários. O projeto é assinado pela Leinemann Ortiz, um escritório de arquitetura e design focado em criar espaços sustentáveis e inovadores, mesclando elementos da natureza e da arquitetura através de tecnologias

Com uma estética que tenta copiar a natureza, o Solum Hub impressiona pelo seu design totalmente inovador. O prédio apresenta um formato circular, com 11 pavimentos, salas de 100 a 2.000 m², auditório, academia, restaurante, salão de eventos, estacionamento e até um rooftop. Em seu exterior, é possível observar varandas repletas de plantas expostas, como se ele estivesse em meio a natureza. Já no seu interior, ele contém jardins, terraço arborizado e até espelhos d’água, dando uma sensação de estar dentro de um oásis. 

Prédio inspirado nos cupinzeiros promove ventilação natural

Os cupinzeiros podem parecer grandes montes de terra sobreposta, mas sua estrutura é muito mais complexa do que aparenta. Ele possui uma espécie de labirinto interno, cheio de túneis e câmaras com funções específicas. Eles são criados para  regular a temperatura e a umidade e garantir o desenvolvimento da colônia. O ar aquecido sobe pelos túneis, perde calor pelas paredes externas e desce pelos canais estreitos, o que mantém o clima mais fresco para a espécie. Já a sua estrutura externa funciona com uma espécie de barreira e isolante térmico, mantendo esse ar interno mais fresco. 

E foi exatamente pensando nessa estrutura complexa e funcional dos cupinzeiros que o Solum Hub surgiu. Ele foi pensado para funcionar exatamente dessa forma, deixando o ambiente mais agradável e refrescante. Ele possui aberturas pensadas estrategicamente para que o ar circule, então, na prática, o ar quente é levado para fora do prédio, enquanto o ar fresco é puxado para dentro, o que mantém a temperatura estável. 

Outra característica inteligente do prédio é que ele foi construído levando em consideração a posição solar e a incidência do calor, o que mantém o ambiente naturalmente mais fresco. Como consequência, ele acaba não dependendo exclusivamente do ar condicionado, o que acaba reduzindo o consumo de energia. As plantas dispostas nos jardins também ajudam na regulação térmica, pois ajudam a purificar o ar e absorver o calor.

Inicio