Tendências do dia

Exército de robôs move complexo de edifícios de 8.200 toneladas em Shanghai

Para mover estrutura grandiosa com área de 4.030m² e 8 mil toneladas, foi necessário 432 mini robôs

complexo de prédios histórico localizado em Shangai, na China
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

6 publicaciones de Laura Vieira

Quanto mais a tecnologia avança, mais ela surpreende com os avanços rápidos e inovadores em diversas áreas, como na engenharia civil. Em Shangai, na China, uma série de robôs realizou um feito inacreditável: moveram um complexo de prédios históricos com mais de 8 mil toneladas para a construção de instalações subterrâneas no local. O deslocamento começou no dia 19 de maio e foi concluído no dia 7 de junho, mas após a conclusão das obras, os prédios serão devolvidos ao local de origem.

Entenda o que são os edifícios no estilo shikumen

Você sabe o que são edifícios construídos no estilo shikumen? Esse é um estilo arquitetônico comum na cidade de Shangai que combina elementos tanto ocidentais quanto chineses. As estruturas costumam ter entre 2 a 3 andares e lembram casas geminadas (que são ligadas por uma ou mais paredes). Mas o que elas tem de tão interessante? Acontece que algumas edificações nesse estilo podem “caminhar”, ou seja, serem movidas, como é o caso do complexo de prédios históricos citado acima.

No entanto, é claro que esse deslocamento não é algo tão simples quanto parece. Além do alto custo envolvido, para mover edifícios no estilo shikumen, eles precisam estar em um bom estado de conservação e apresentar viabilidade técnica.

Entenda como o complexo foi movido

O conjunto Huayanli, complexo movido na cidade de Shangai com mais de 8 mil toneladas, foi construído na década de 1920 e 1930 e fica localizado no bairro de Zhangyuan. Ele possui uma área de 4.030m², ou seja, é um espaço relativamente grande, mas mesmo assim, conseguiu ser movido com o auxílio de mini robôs adaptados para esse tipo de função. O deslocamento durou aproximadamente 3 semanas, a uma velocidade média de 10 metros por dia.

Para que isso fosse possível, os engenheiros combinaram automação com um sistema de preservação arquitetônica que já havia sido experimentado anteriormente em outros projetos. O objetivo era mover o conjunto Huayanli e liberar espaço para reformas subterrâneas, construir áreas comerciais e conexões de linhas de metrô. Após o final da construção, portanto, o complexo de prédios históricos vai retomar para o lugar de origem, o que demonstra o avanço da robótica na engenharia civil chinesa.

Mini robôs são um avanço na engenharia chinesa

Com o deslocamento do complexo de prédios históricos com mais de 8 mil toneladas, o equivalente ao peso de 1250 elefantes grandes, os chineses mostraram que não estão para brincadeira. Para realizar essa façanha da engenharia, eles contaram com o auxílio de 432 mini robôs equipados com braços mecânicos e adaptados para circular por pequenos espaços.

Além dos mini robôs, a  empresa responsável pela execução do projeto, Shanghai Construction No. 2, também usou modelos 3D para antecipar desafios estruturais e evitar colisões durante a execução do projeto. O deslocamento impressionante durou apenas 3 semanas, foi registrado por vídeo em time lapse, publicado nas redes e bombou nas redes sociais. Veja a seguir como esses mini robôs moveram o complexo:

Inicio