Ex-chefe do PlayStation diz que é hora de esquecer gráficos e focar em hardware simples

Shawn Layden pode não estar mais na PlayStation, mas continua opinando sobre o mundo dos games. Para ele, os fabricantes precisam evitar um erro: tornar seus consoles caros demais.

playstation hardware
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência, gamer desde os 6 e criadora de comunidades desde os tempos do fã-clube da Beyoncé. Hoje, lidero uma rede gigante de mulheres apaixonadas por e-Sports. Amo escrever, pesquisar, criar narrativas que fazem sentido e perguntar “por quê?” até achar uma resposta boa (ou abrir mais perguntas ainda).

920 publicaciones de Sofia Bedeschi

O ex-chefão da PlayStation continua dando o que falar. Depois de ter criticado novamente o Game Pass — que ele considera perigoso para a indústria — agora dá conselhos a quem quis ouvir, especialmente aos fabricantes que ditam a atualidade do setor. Segundo Layden, os gráficos atingiram um teto de vidro e será cada vez mais difícil notar melhorias expressivas de uma geração para outra.

Depois da chegada do 3D, da popularização do jogo online e, em certa medida, da realidade virtual, não deveríamos mais esperar revoluções significativas.

É por isso que Shawn Layden insiste que os gigantes dos games deveriam tornar seu hardware mais barato e simples. Algo parecido com o que a Microsoft tentou fazer com o Xbox Series S?

Em todo caso, em entrevista ao GamesIndustry.biz, o ex-executivo da Sony afirmou estar convencido de que os jogadores não conseguem perceber a diferença entre 90fps e 120fps, mas certamente vão reparar em preços mais baixos do que os da concorrência.

Design Sem Nome 1

Consoles mais baratos, mas jogos mais caros?

Para Layden, em vez de melhorar apenas um pouco a cada geração, os fabricantes deveriam simplificar a experiência geral e reduzir os custos para o consumidor, mesmo que isso envolva outras empresas de hardware. Algo parecido com o que a Microsoft começa a fazer com o ROG Ally? “Ao observar o que a Xbox tem feito ultimamente, tenho flashbacks do Dreamcast”, explicou. Na visão dele, isso poderia estimular maior concorrência em preços e formatos, com recursos possivelmente mais interessantes do que apenas melhores gráficos.

Acho que ficamos presos em termos de tecnologia

Vamos tornar isso mais barato e simples. E encontrar uma forma de envolver mais empresas de hardware. — Shawn Layden, ao GamesIndustry

Ao mesmo tempo, Layden defende que o preço dos jogos deve continuar subindo, e que torná-los mais acessíveis com serviços como o Game Pass seria uma péssima ideia.

Inicio