Já faz meses que Elon Musk afirma que a OpenAI abandonou seu propósito inicial como organização sem fins lucrativos após aceitar um investimento multimilionário da Microsoft. O CEO da Tesla também pediu à justiça que bloqueasse a reestruturação da companhia liderada por Sam Altman para captar mais investimentos (o que finalmente deixaria para trás sua missão altruísta).
Longe de ficar de braços cruzados, a OpenAI trouxe à tona mensagens antigas para lançar seu contra-ataque. O conteúdo das trocas sugere que Musk achava que seria uma boa ideia ter um braço com fins lucrativos nos primeiros dias da startup. "Provavelmente seja melhor ter uma corporação C padrão com uma organização sem fins lucrativos paralela", disse Musk em novembro de 2015.
Elon Musk queria um braço com fins lucrativos na OpenAI, segundo mensagens internas
Considerando que a OpenAI foi anunciada publicamente em 2015, a mencionada mensagem aconteceu quando os membros fundadores, incluindo Altman e Musk, ainda estavam desenhando o caminho que a startup de inteligência artificial (IA) deveria seguir. A companhia foi um passo além e publicou uma captura de tela de uma empresa beneficente que Musk teria criado em Delaware em setembro de 2017.

Curiosamente, aquela estrutura é semelhante à que a OpenAI está tentando implementar no próximo ano e que o CEO da Tesla busca frear. A startup de IA acrescenta uma série de fatos que foram repetidos no passado: que Musk tentou assumir o controle da OpenAI e que afirmou que a empresa estava destinada ao fracasso se não se fundisse à Tesla. Musk se afastou da OpenAI em 2018 e fundou sua própria startup de IA, a xAI, em 2023.

Resta saber o que acontecerá a seguir, mas não há dúvida de que estamos testemunhando um dos enfrentamentos legais mais midiáticos do setor de tecnologia. De um lado, está o homem mais rico do mundo e, do outro, a empresa líder em inteligência artificial. A OpenAI, que recebeu aproximadamente 13 bilhões de dólares da Microsoft, precisa de mais dinheiro para seguir em frente.
Um movimento para captar novos investidores é concretizar sua reestruturação, o que a livraria do controle de sua entidade sem fins lucrativos. No entanto, se os esforços de Musk prosperarem, a justiça poderia suspender esse passo.
Imagens | Village Global / Trevor Cokley
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários