No Brasil, a primavera começou oficialmente no dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. Por ser uma estação de transição, é normal a alternância entre dias quentes e períodos de frio, com a passagem de frentes frias e massas de ar seco. Após uma sequência de dias de calor, nesta segunda-feira (27/10), uma nova frente fria está avançando sobre o país. No entanto, desta vez, trata-se de uma massa de ar frio atípica para esta época do ano, que deve derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil e manter o clima ameno durante toda a semana.
Massa de ar traz frente fria para o Sul do Brasil, enquanto calor persite no Sudeste e Centro-Oeste
Uma nova massa de ar polar começou a atuar sobre o sul da América do Sul e deve influenciar o clima no Brasil a partir desta segunda-feira (27). Embora a massa de ar polar não tenha força suficiente para avançar por todo o país, ela vai provocar uma queda significativa nas temperaturas no Sul, no Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste.
No Rio Grande do Sul, o frio se intensifica já nas primeiras horas do dia, com temperaturas variando entre 11°C e 20°C. Outra característica interessante dessa massa de ar polar é que o ar frio vai provocar as mínimas invertidas. Esse é um fenômeno meteorológico em que a temperatura mais baixa do dia ocorre no final da tarde ou à noite, em vez do início da manhã.
Como consequência, nesta noite, na região de Porto Alegre, sul do país, as temperaturas mínimas vão variar entre 12 e 18°C, enquanto as máximas não passam dos 23 e 24°C. Enquanto isso, o Sudeste e o Centro-Oeste ainda vão enfrentar calor. No norte paulista, Triângulo Mineiro e norte de Minas, as máximas podem chegar a 34°C. Em São Paulo, a máxima fica em torno de 27°C, e no Rio de Janeiro, entre 28°C e 32°C.
Terça-feira será marcada por queda nas temperaturas no centro-sul do país
A partir de amanhã, na terça-feira (28/10), a frente fria vai avançar e reforçar o ar polar, favorecendo chuvas e céu nublado em parte do Centro-Sul. O resultado será uma queda brusca nas temperaturas, especialmente no Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
No Rio Grande do Sul, as mínimas variam de 10°C a 16°C, ficando mais baixas no extremo sul. Em Santa Catarina, os termômetros podem marcar menos de 10°C nas áreas de serra, enquanto nas demais regiões variam de 12°C a 19°C. No Paraná, as mínimas ficam entre 15°C e 20°C. No Sudeste e no Mato Grosso do Sul, as temperaturas vão variar entre 18°C e 23°C.
Em relação às máximas, elas vão cair bastante, especialmente no leste paulista e no Rio de Janeiro, onde os termômetros ficam entre 20°C e 23°C à tarde. O calor ainda aparece no interior, mas a chuva ajuda a amenizar a sensação térmica.
Frio se espalha e deve persistir até fim da semana
A partir de quarta-feira (29/10), a massa de ar frio vai avançar um pouco mais e manter as temperaturas baixas no Sul e Sudeste, principalmente nas áreas mais próximas do oceano. Apesar de perder força ao longo dos dias, a massa ainda vai proporcionar madrugadas frias e tardes amenas até o próximo fim de semana.
No Sul, as mínimas devem variar entre 8°C e 14°C, e as máximas não passam dos 22°C na maior parte das cidades. No Sudeste, no leste paulista e na capital, as temperaturas mínimas podem chegar a 14°C e as máximas não devem ultrapassar 16°C.
No sábado (01/11), o tempo firme retorna, mas as madrugadas vão continuar frias, especialmente em São Paulo e nas serras do Sudeste. Já no Mato Grosso do Sul e no interior paulista, o clima fica mais ameno, com máximas abaixo dos 30°C, mas ainda consideradas frias para a estação do ano.
Ver 0 Comentários