Em vez de criar novos jogos, o CEO da Valve (Steam) decidiu se dedicar a um prazer pessoal que não tem nada a ver com videogames

Gabe Newell resolveu comprar um estaleiro de superiates

Gabe Newell comprou um estaleiro de superiates / Imagem: Valve
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1034 publicaciones de Victor Bianchin

Existem lendas que resistem no mundo dos videogames. Mitos alimentados por anos de silêncio, esperanças frustradas e memes na internet. No topo desse panteão das histórias nunca concluídas, estão dois títulos em particular: Half Life 3 e Portal 3. Definitivamente, o número 3 parece causar um problema quase existencial na Valve. Desde os finais em aberto de suas franquias cultuadas, a comunidade vigia, analisa e implora para que o estúdio finalmente conclua suas histórias.

Mas, enquanto os jogadores rezam por um sinal, o grande chefão da Steam está visivelmente ocupado com outra coisa. Não, ele não está trabalhando em um novo motor físico ou portais revolucionários. Prefere investir seu tempo e dinheiro em uma paixão bem diferente...

Do mouse ao leme: a nova loucura de Gabe Newell

Esqueça o G-Man e outros portais interdimensionais, a nova obsessão de Gabe Newell se mede em metros e se move sobre a água. O fundador da Valve acaba de adquirir a Oceanco, um dos estaleiros de superiates mais prestigiados do mundo, sediado na Holanda. Longe de ser um simples capricho de bilionário, essa compra é fruto de uma verdadeira fascinação pelo mar que o acompanha desde sempre, conforme explica a empresa.

Vale lembrar que Newell já era cliente da casa. Atualmente, está tendo um navio pessoal construído pela Oceanco avaliado em 400 milhões de dólares, um gigante de 111 metros de comprimento.

Para você ter uma ideia do calibre da Oceanco, foi esse mesmo estaleiro que criou o Koru, o veleiro de 500 milhões de dólares de Jeff Bezos, fundador da Amazon.

O próprio Gabe Newell não é novato em barcos, já possuindo o Draak (um navio construído pela Oceanco) e o superiate Rocinante. Mas, dessa vez, ele não se contentou em comprar apenas o navio — comprou todo o estaleiro.

“Não mexa em nada!”: uma visão surpreendente para o futuro

O que o pai da Steam pretende fazer com essa joia da indústria naval? A primeira decisão de Gabe Newell como novo proprietário é surpreendente. Segundo o veículo especializado Boat International, o plano é bem simples:

“Deixar a equipe em paz. Sério. A Oceanco tem uma visão, integridade e uma cultura que realmente funcionam. Gabe não quer consertar isso, quer alimentá-la.”

Essa abordagem, totalmente oposta à imagem do investidor que chega para bagunçar tudo, é confirmada pelo próprio estaleiro. Em comunicado, eles esclarecem que Newell não chega como um estrategista, mas como um visionário apaixonado que respeita o ofício e as pessoas que o mantêm vivo. Não se trata de comprar uma empresa de iates, mas de se conectar com uma equipe e explorar o futuro que podem criar juntos, sem limites. A aquisição, realizada após 15 anos sob direção da família Barwani (que permanece no ramo via Turquoise Yachts), é mais uma passagem de bastão entre apaixonados do que uma mera operação financeira.

Enquanto quatro barcos com mais de 80 metros já estão em construção na Oceanco, ainda esperamos para saber se Gordon Freeman algum dia pegará seu pé de cabra de volta...

Este texto foi traduzido/adaptado do site JV Tech.

Inicio