Por 20 anos ele consertou ports de PC, agora este famoso modder excluiu sua conta no Steam e acusou a Valve de mentiras

Modder tem ajudado jogadores de PC com suas soluções para a comunidade, mas aparentemente está em guerra com a Valve

Steam
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

804 publicaciones de PH Mota

Elden Ring, NieR: Automata e Final Fantasy XV são apenas alguns dos ports de PC para os quais o modder Kaldaien vem desenvolvendo mods há mais de 20 anos, aprimorando-os em termos de desempenho e aparência. Ele chama o mod SpecialK de "canivete suíço dos jogos de PC".

Kaldaien fez muito pelos jogadores de PC, mas não tem muita paciência com o maior fornecedor de jogos para a plataforma. Em uma publicação detalhada no GitHub que quase parece um manifesto, ele explica por que está excluindo sua conta na Steam após 20 anos e por que não tem nada de positivo a dizer sobre a Valve.

Kaldaien critica Steam

O modder apresenta vários motivos para a exclusão de sua conta e, ao mesmo tempo, faz sérias acusações contra a Steam. Resumimos os pontos mais importantes:

  • Política de atualizações da Steam: Kaldaien tem um problema com o fato de o cliente Steam não rodar mais em sistemas operacionais mais antigos, o que significa que os jogadores não têm mais acesso a jogos que compraram e rodavam, por exemplo, no Windows 98. "Ao longo dos anos, o cliente DRM foi inflado com todos os tipos de recursos desnecessários e intransponíveis que prejudicam a compatibilidade do software", explica ele.
  • A proliferação do Steam para distribuição de conteúdo fragmentou os jogos de PC irreparavelmente": De acordo com Kaldaien, os jogadores não têm mais a liberdade de escolher onde comprar seus jogos. Eles precisariam considerar se a loja continuará oferecendo suporte ao jogo, ao hardware e ao sistema operacional do usuário.
  • A Valve não quis ouvir suas sugestões de melhoria: Kaldaien afirma que a Valve ignorou suas objeções a problemas técnicos da Steam ou bugs, e que, em determinado momento, ele desistiu de tentar e passou a "contornar os problemas".

Sobre o que a Valve supostamente mentiu?

De acordo com Kaldaien, cerca de 50 mil postagens e mais de 30 guias que ele escreveu foram excluídos após ele encerrar sua conta. No entanto, o fato de essas publicações terem sido removidas junto com a conta não está de acordo com as diretrizes do Steam.

Segundo essas diretrizes, as postagens nos fóruns devem ser mantidas, mas, como a Valve removeu as de Kaldaien, a empresa estaria agindo contra suas próprias regras.

A discussão sobre até que ponto um jogo comprado pertence ou não ao jogador gira em torno do tema "Stop Killing Games". Na Steam, os jogadores compram apenas uma licença que lhes dá o direito de jogar. Kaldaien parece estar do lado dos jogadores, mas, curiosamente, também elogia modelos de assinatura como o Game Pass da Microsoft, o Ubisoft Plus e o EA Access em sua publicação.

Inicio