Geralmente, você sabe o que está conectado à sua rede Wi-Fi doméstica, como celulares, PCs e laptops, reprodutores de mídia como o Fire TV Stick e impressoras. Se você quiser ter certeza absoluta e saber exatamente o que está conectado, pode obter as informações necessárias de forma rápida e fácil. Mostraremos como neste guia.
Geralmente, recomendamos dois métodos:
- As configurações do seu roteador;
- O programa Fing.
O primeiro método não requer nenhuma ferramenta adicional, mas exige acesso ao software de configuração do seu Wi-Fi.
O segundo método envolve a instalação de um programa adicional. Geralmente, recomendamos o uso do Fing, principalmente porque ele identifica dispositivos com mais precisão do que o software do roteador costuma fazer.
1. Configurações do seu roteador
Roteadores para conexão à internet geralmente possuem uma visualização que mostra quais dispositivos estão conectados à sua rede Wi-Fi (ou já se conectaram).
A localização exata dessa visualização no software do roteador varia de modelo para modelo. No entanto, o processo é geralmente bastante similar. Mostraremos como fazer isso usando o Fritz!Box 7560 como exemplo.
Veja como acessar essa visualização pelas configurações do seu roteador:
- Abra seu navegador e digite o endereço IP do seu roteador, que geralmente é 192.168.178.1;
- Se você não souber o endereço IP, pode encontrá-lo nas configurações de rede do Windows. Em Rede e Internet, clique em Wi-Fi. Selecione as propriedades da sua rede Wi-Fi e anote a sequência de números listada em Gateway Padrão;
- Digite as credenciais de login do seu roteador. Elas geralmente estão listadas em uma etiqueta na parte inferior do roteador, caso você não as saiba;
- Às vezes, você pode ver os dispositivos conectados diretamente na página de visão geral. Alternativamente, você geralmente pode encontrá-los nas configurações de Wi-Fi:
O software FritzBox mostra que quatro dispositivos estão atualmente conectados à nossa rede doméstica.
2. O programa Fing
Nossa recomendação desta ferramenta não tem nada a ver com a semelhança do nome com nossos conhecidos programas FYNG (Find Your Next Game).
Em vez disso, ela oferece uma maneira muito rápida e clara de visualizar todos os dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi.
Veja como é fácil usar o Fing:
- Baixe o programa no site do Fing. Há versões disponíveis para Windows e macOS, bem como para Android e iOS;
- Crie uma conta para usar a ferramenta. Também é possível vinculá-la a contas de e-mail como o Gmail;
- Abra o programa e clique em Dispositivos. Uma versão em alemão ainda não está disponível, mas a visualização dos dispositivos continua perfeitamente funcional.
A principal vantagem do Fing é que ele identifica dispositivos sempre que possível. Isso nos permite reconhecer diretamente nosso roteador, impressora, Fire TV Stick (reprodutor de mídia da Amazon), smartphone e computador desktop.
Se a sua rede Wi-Fi estiver bem protegida (o que geralmente acontece), você só verá dispositivos que reconhece.
Você pode dificultar um pouco o acesso à sua rede Wi-Fi não tornando o nome dela (SSID) público. Em um Fritz!Box, por exemplo, você pode fazer isso em Wi-Fi\Rede sem fio, onde precisa desmarcar a caixa ao lado de "Nome da rede Wi-Fi visível".
No entanto, isso não impedirá alguém determinado. Outra medida para maior segurança é permitir apenas dispositivos conhecidos. Em nosso Fritz!Box, encontramos a opção correspondente "Restringir o acesso Wi-Fi a dispositivos Wi-Fi conhecidos" em Wi-Fi\Segurança.
Uma senha forte, boas configurações de segurança em geral e o gerenciamento cuidadoso da sua rede doméstica são os pilares mais importantes para não ter que se preocupar com dispositivos não autorizados. Ao mesmo tempo, é verdade que as redes Wi-Fi privadas não são os alvos mais atraentes para ataques.
Mas como diz o ditado... Prevenir é melhor que remediar.
Imagem de capa | stock.adobe.com - scapejaja
Ver 0 Comentários