Você já deve ter visto promoções sobre cidades que vendem casas por apenas um Euro — ou até algumas de graça. Mas o que está por trás dessas “promoções”? Uma reportagem da CNN mostrou detalhes da vida em Mussomeli, uma cidade italiana que já está craque na venda de imóveis por um valor simbólico.
É importante lembrar que os imóveis nem sempre estão em estado deplorável, precisando de uma reforma completa para que seja possível se tornar novamente uma casa. Há também imóveis “premium”, que custam a partir de R$ 65.300,00. Somando todos os tipos de imóveis vendidos a preços promocionais, já foram 450 vendas feitas em Mussomeli.
O sucesso da venda na cidade, de acordo com a reportagem, pode estar ligado ao padrão de vida de lá. Já que, mesmo sem grandes redes de comércio, existe de tudo: médicos, veterinários, mecânicos, mercados, restaurantes e tudo o que um munícipe precisa para ter uma boa qualidade de vida.

“Eu achava que Mussomeli fosse uma cidade abandonada, sem nada acontecendo, e fiquei surpresa em ver que não era assim”, conta a alemã Barbara Maerkl, que se mudou para Mussomeli em 2024 e comprou uma casa “premium” para reforma. “No verão, a cidade é super viva, com eventos praticamente todos os dias. Festas religiosas, festivais de música, dança, shows ao vivo. Foi uma surpresa enorme.”
A maior dessas festas acontece no dia 8 de setembro, a festa da “Madonna di Mussomeli”, quando as ruas parecem iluminadas como no Natal, nas ruas ao redor da igreja Madonna dei Miracoli, onde cerca de 6 mil pessoas se reúnem para ver e carregar uma imagem da Virgem Maria pelas ruas da cidade.
Mas o que a cidade ganha com essas promoções?
Giuseppe Catania é o prefeito da cidade desde 2015. Quando assumiu a administração de Mussomeli, a cidade siciliana estava com um centro histórico esvaziado, já que muitas famílias fugiram da região depois da Segunda Guerra Mundial e quem se mudava para a cidade, ia para bairros novos, mais planos.

“Encontramos um centro histórico que precisava ser revitalizado e repovoado”, lembra o prefeito. Então as casas casas de um euro foram uma aposta que buscava restaurar imóveis abandonados, atrair novos moradores e devolver vida ao coração da cidade. Com a economia local funcionando a todo vapor para reformar as casas, a aposta parece ter dado certo.
Hoje são pessoas de 18 nacionalidades morando na região e, em 2023, a cidade teve uma população do mesmo tamanho da de dez anos antes, algo que não acontecia há 20 anos em Mussomeli, já que a tendência era que as pessoas se mudassem da cidade.

“Foi a melhor coisa que já tivemos”, diz Cinzia Sorce, da Agenzia Immobiliare Siciliana, imobiliária que deu início ao projeto. “Mudou a mentalidade, abriu a cabeça das pessoas, derrubou preconceitos”. E isso se reflete também no turismo, com o número de visitantes anuais crescendo 919% entre 2015 e 2024, fazendo com que novas vagas de trabalho fossem criadas em hospedagens e restaurantes da cidade.
Ou seja, por mais que as casas sejam vendidas por valores baratos, o dinheiro acaba retornando para a cidade, seja de forma direta com as construtoras, ou indireta com mais pessoas circulando por Mussomeli. Se saiu barato para os compradores, o negócio foi ainda melhor para a cidade.
Crédito de imagens: Riccardo Lombardo/REDA/Universal Images Group via Getty Images.
Ver 0 Comentários