Esta obra-prima de 3 horas, vencedora de 8 Oscars, é um dos melhores filmes biográficos do cinema: está disponível no streaming

Filme de 1982 retrata a vida de uma das figuras mais importantes do século 20

Gandhi / Imagem: Reprodução
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1414 publicaciones de Victor Bianchin

A adaptação cinematográfica da vida do ativista Gandhi quase nunca aconteceu. O diretor já tinha o aval da família, mas, por falta de orçamento, o filme permanecia apenas como um projeto. Ele finalmente foi lançado em 1982 e laureado com inúmeras premiações, sendo frequentemente considerado um dos melhores filmes biográficos da década de 1980.

O filme se passa em 1893, na África do Sul, onde o advogado Mohandas Karamchand Gandhi — que mais tarde se tornaria o ativista Gandhi — decide analisar as condições de vida da população indiana nas colônias britânicas, especialmente na Índia. Gandhi busca fazer sua voz ser ouvida por meio de manifestações não violentas, como a greve de fome. Quando foi lançado em 1982, o filme Gandhi, de Richard Attenborough (John Hammond em Jurassic Park), foi aclamado pela crítica.

O filme recebeu 11 indicações e 8 prêmios no Oscar de 1983, incluindo o de melhor filme e melhor diretor. O ator Ben Kingsley (Ilha do Medo, Homem de Ferro 3) interpretou Gandhi, atuação que lhe renderia o Oscar de melhor ator. O restante do elenco também conta com vários atores famosos, como Martin Sheen (Apocalypse Now) no papel de Vince Walker, e John Mills (Guerra e Paz) como Lord Chelmsford.

Um filme ambicioso

Richard Attenborough vinha tentando realizar Gandhi desde 1962, após ter sido procurado por um funcionário da Alta Comissão Indiana que desejava ver um filme sobre a vida do ativista. No entanto, nenhum estúdio queria assumir o projeto, considerando-o arriscado demais. Foi apenas em 1980, depois de quase 18 anos de tentativas sem sucesso, que o diretor conseguiu financiamento para levar a vida de Gandhi ao cinema.

Com um orçamento de aproximadamente 22 milhões de dólares, o filme se tornou um enorme sucesso comercial, arrecadando 127 milhões de dólares no mundo todo. Com três horas de duração, o longa ainda detém o recorde de maior número de figurantes em um set de filmagem. O funeral de Gandhi exigiu a presença de 300.000 figurantes para reproduzir fielmente o evento real.

Quem quiser descobrir ou revisitar Gandhi pode encontrá-lo em várias plataformas, como Apple TV e Prime Video.

Este texto foi traduzido/adaptado do site JV Tech.


Inicio