Nova centrífuga subterrânea da China é tão potente que consegue “comprimir o tempo”

Máquina gera o equivalente a 1.900 vezes a gravidade da Terra

Centrífuga CHIEF1900 / Imagem: Divulgação
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1535 publicaciones de Victor Bianchin

A China apresentou no fim de 2025 a CHIEF1900, a centrífuga mais poderosa do mundo. A máquina gera até 1.900 vezes a gravidade terrestre e foi projetada para permitir que pesquisadores simulem condições físicas extremas e catástrofes.

A centrífuga CHIEF1900, desenvolvida pelo Shanghai Electric Nuclear Power Group, faz parte de um amplo projeto nacional de pesquisa e foi instalada em um laboratório subterrâneo a 15 metros de profundidade. Ela é capaz de gerar forças equivalentes a 1.900 vezes a atração gravitacional da Terra.

Com isso, supera todas as centrífugas anteriores — incluindo o modelo predecessor CHIEF1300 e instalações de pesquisa comparáveis dos Estados Unidos.

A máquina permite a chamada “hipergravidade”, na qual processos dependentes da gravidade podem ser estudados dentro de um intervalo de tempo fortemente acelerado.

O nome CHIEF, aliás, vem das iniciais do centro de pesquisa Centrifugal Hypergravity and Interdisciplinary Experimental Facility (em português: Instalação Experimental Interdisciplinar de Hipergravidade Centrífuga).

O deslocamento do tempo

Como uma máquina pode influenciar o tempo e o espaço? Em termos gerais, a centrífuga não comprime espaço e tempo no sentido literal. O que isso quer dizer é que processos que na natureza levariam anos ou séculos podem ser simulados em laboratório em poucas horas.

O principal campo de uso é a simulação de cenários extremos e a verificação de estruturas. Por exemplo, o modelo que deseja simular uma barragem/represa de três metros de altura pode girar a 100 g para gerar as forças que, no mundo real, atuariam sobre uma barragem de 300 metros. Assim, riscos como rompimentos de barragens ou danos causados por terremotos podem ser analisados previamente.

Embora a CHIEF1900 tenha sido desenvolvida na China, o centro de pesquisa não é exclusivo para cientistas chineses. Segundo informações oficiais, o laboratório também está aberto a colaborações internacionais. Com um orçamento de cerca de 285 milhões de dólares, a instalação está entre as mais modernas do mundo em seu tipo.

A CHIEF1900 é usada em várias disciplinas: na ciência dos materiais, por exemplo, são testados insumos de construção sob cargas extremas; nas geociências, a instalação simula a propagação de contaminantes no solo e, na biologia, investiga-se como células e organismos reagem a uma gravidade elevada — com foco em possíveis condições de vida em outros planetas.

Com a centrífuga CHIEF1900, a China reforça sua pretensão de desempenhar um papel de liderança na ciência internacional. Além de investimentos e ambições gigantescos em pesquisa, o país também trabalha na transição dos transportes e no novo planejamento urbano de metrópoles: na China, estações de metrô estão sendo construídas antes mesmo de a cidade existir.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Mein-MMO.

Inicio