Tendências do dia

É esta noite: a melhor chuva de meteoros do ano atinge o pico; tudo o que você precisa saber para não perder o espetáculo de Perseidas

O pico da chuva de meteoros Perseidas acontecerá entre a noite desta terça-feira (12) e a madrugada de quarta (13)

Chuva de meteoros Perseidas registrada em Farsta, na Suécia. Crédito: Bengt Flodqvist
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

90 publicaciones de Laura Vieira

Uma chuva de meteoros é um fenômeno fantástico, muito apreciado por cientistas, fãs de astronomia e pelo público em geral. Em diversos lugares do mundo, é comum que as pessoas se reúnam para assistir o fenômeno no céu. Se você gosta de observar eventos astronômicos como esse, pode presenciar essa cena na madrugada desta terça-feira (12) para quarta-feira (13). Uma das chuvas de meteoros mais famosas e conhecidas no mundo, chamada de meteoros Perseidas, deve atingir o seu pico de atividade entre a noite desta terça-feira e a madrugada de amanhã, apesar de já estar ativa desde o dia 17 de julho. A seguir, saiba mais sobre esse fenômeno e como assisti-lo.

O que é uma chuva de meteoros?

O próprio nome já dá dicas do que é esse fenômeno tão apreciado no mundo todo. A chuva de meteoros é um evento em que vários meteoroides se encontram com a Terra ao mesmo tempo, proporcionando um espetáculo de luzes em um único ponto no céu. Ela acontece quando a Terra atravessa regiões no espaço com muitos pedaços de rocha e gelo (meteoroides) que foram deixados por cometas.

Quando esses “pequenos” fragmentos entram na atmosfera terrestre, eles queimam devido ao atrito com o ar, o que cria os rastros luminosos no céu chamados popularmente de chuva de meteoros. O curioso é que o rastro brilhante não é o meteoroides em si, mas o ar quente que brilha à medida que a rocha quente atravessa a atmosfera. Esse é um fenômeno que ocorre todos os anos, mas eles são nomeados de acordo com a constelação a qual o meteoroide está localizado.

A chuva de meteoro Perseidas é um das mais famosas e aguardadas do ano

Todas as chuvas de meteoros apresentam uma denominação. A chuva de meteoros Perseidas, conhecida também como “chuva de estrelas”, é uma das mais conhecidas e aguardadas em 2025. O fenômeno já está ativo desde 17 de julho de 2025 e vai seguir até o dia 24 de agosto de 2025. No entanto, o seu pico poderá ser observado a olho nu na madrugada desta terça para quarta.

Mas como a chuva de meteoro Perseidas é formada? Ela ocorre no momento em que a Terra passa pelo caminho das partículas do cometa 109P/Swift-Tuttle, na constelação de Perseus. É por isso que essa chuva de meteoros é chamada de Perseidas.

Como observar a chuva de meteoro Perseidas?

Apesar da chuva de meteoros Perseidas estar no seu pico, pode ser que os brasileiros não consigam observar o fenômeno com tanta clareza.  Isso porque o brilho da Lua e o céu nublado podem atrapalhar o evento, reduzindo a quantidade de meteoros perceptíveis no céu. De acordo com especialistas, a chuva de meteoro Perseidas pode ser mais visível na região Norte do Brasil.

Por outro lado, os países do Hemisfério Norte vão conseguir apreciar melhor esse evento. Isso porque no Hemisfério Norte, em condições consideradas ideais, é possível ver entre 50 a 75 meteoros por hora. Já no Brasil, a visualização é mais restrita, justamente devido à localização geográfica do país. Mas se você não quer ficar acordado a noite toda esperando pela possibilidade de assistir a chuva de meteoro Perseidas, saiba que o melhor momento para observar o céu é durante a madrugada, a partir das 3h.

Inicio