Uma nova teoria publicada na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society sugere que o universo parou de expandir em alta velocidade e, em vez disso, está desacelerando. A teoria entra em conflito aquela que diz que a força da "matéria negra" está sempre expandido cada vez mais rápido.
Pesquisadores dizem isso por não acharem uma evidência convivente de que o universo continua acelerando. Tal sugestão poderia mudar o que sabemos e estudamos sobre cosmologia e a "matéria negra".
"Nosso estudo mostra que o universo já entrou em uma fase de expansão desacelerada na época atual e que a energia escura evolui com o tempo muito mais rapidamente do que se pensava anteriormente," disse o Professor Young-Wook Lee, da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul. "Se esses resultados forem confirmados, isso representará uma grande mudança de paradigma na cosmologia desde a descoberta da energia escura, há 27 anos."
Por décadas, cientistas acreditavam que a expansão do universo estava sempre aumentando por conta de uma "energia escura", uma força ainda não compreendida.
Após o Big Bang, há 13.8 bilhões de anos, o universo expandiu rapidamente antes de a gravidade o desacelerar, até que há nove bilhões de anos, cientistas descobriram que a expansão havia começado a acelerar novamente. Isso foi atribuído à energia escura, que se acredita constituir cerca de 70% do universo.
Capa da matéria: Getty Images/ROBERT GENDLER/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Ver 0 Comentários