A empresa farmacêutica que criou o Ozempic teve uma ideia: vender seu análogo diretamente aos consumidores nos EUA

  • Wegovy em casa nos EUA é a nova proposta da farmacêutica

  • A oferta é voltada para pessoas cujo tratamento não é coberto pelo plano de saúde

Ozempic Estados Unidos. Imagem: Chemist4U
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Há alguns anos, a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk virou o mercado farmacêutico de cabeça para baixo. Seu medicamento contra diabetes, o Ozempic, começou a ganhar espaço fora do nicho original e passou a ser usado (com o nome de Wegovy) como remédio para perda de peso.

Mudança de estratégia

Anos depois, em um mercado cada vez mais competitivo, a empresa europeia trouxe novidades para sua estratégia de comercialização nos Estados Unidos. A novidade é um sistema de venda direta do Wegovy para pacientes sem plano de saúde ou cuja cobertura não inclua o tratamento.

A farmacêutica informou que o novo sistema funcionará com entrega em domicílio. O tratamento custará 499 dólares por mês (R$2828,30) pagos em dinheiro. Esse valor é significativamente mais baixo do que os atuais 1.350 dólares, equivalente a R$7636,41, cobrados de quem compra o medicamento nos Estados Unidos sem cobertura do seguro.

Segundo a própria farmacêutica, pessoas com plano de saúde pagam entre zero e 25 dólares por mês pelo Wegovy. Cerca de 90% dos usuários do tratamento nos Estados Unidos estão nessa condição. A nova mudança na estratégia pode alterar esse cenário.

Wegovy

Wegovy é um dos nomes usados pela empresa Novo Nordisk para comercializar seus medicamentos à base de semaglutida, o composto por trás do Ozempic. Tanto o Ozempic quanto o Wegovy funcionam liberando no corpo um análogo dos hormônios GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1).

O hormônio GLP-1 é liberado quando comemos e cumpre várias funções no organismo. Por um lado, avisa o pâncreas que é hora de começar a produzir insulina — daí sua utilidade para pessoas com diabetes. Por outro, envia ao cérebro a mensagem de que já estamos saciados, o que pode explicar a perda de peso associada a esse medicamento.

NovoCare Pharmacy

A empresa batizou essa nova iniciativa de NovoCare Pharmacy. As entregas serão feitas por meio da CenterWell Pharmacy, o que significa que a Novo Nordisk continuará contando com intermediários em sua nova estratégia.

A farmacêutica destaca que pessoas com prescrição médica para o Wegovy poderão acessar esse serviço de entrega em casa. Ainda segundo a empresa, isso vai permitir uma melhor verificação do produto, envio de lembretes para reposição e acesso a um gestor de caso exclusivo.

Uma concorrência cada vez maior

O nicho de mercado do Wegovy está cada vez mais disputado. Com a entrada da farmacêutica americana Lilly e suas novas fórmulas, o domínio do Ozempic e do Wegovy vem sendo limitado. Os problemas de fornecimento enfrentados nos últimos meses também influenciaram um mercado que atrai o interesse de muitas outras farmacêuticas.

Inicio