As novas Siris estão cada vez mais perto. Sim, "novas", no plural. O último vazamento de Mark Gurman aponta as grandes mudanças que chegarão à assistente, tanto as mais conhecidas e imediatas com o iOS 26, quanto outras que estarão disponíveis já no outono com o iOS 27. Vamos conhecer essas outras...
Primeira parada: iOS 26.4
A Apple já apresentou a nova Siri há um ano e meio. Uma Siri capaz de navegar pelo sistema para atuar como uma verdadeira assistente em todos os tipos de solicitações. Por exemplo, perguntar a que horas devemos sair para chegar a tempo para um compromisso, consultar o aplicativo Calendário para verificar onde nos encontramos e calcular o trânsito com base no Apple Maps.
Como você provavelmente já sabe, esses novos recursos deveriam ter chegado há um ano com a atualização do iOS 18, mas não chegaram. A Apple anunciou o adiamento sem fornecer uma nova data, alegando que o recurso não atendia aos altos padrões de qualidade exigidos.
Finalmente, após a crise de IA que causou o atraso, a Apple confirmou que os novos recursos chegarão ainda este ano, e todas as atenções estão voltadas para o iOS 26.4, versão que será lançada entre março e abril (embora seja possível testá-la em versão beta antes).
iOS 27: A Hora do Chatbot (com o Google)
A grande novidade é que a Apple lançará seu próprio chatbot no outono, juntamente com o iOS 27. Pelo menos é o que afirma Mark Gurman em seu último relatório, embora ainda não esteja claro se será com a primeira versão do sistema operacional ou com uma atualização intermediária, como o iOS 27.1.
O fato é que, até alguns meses atrás, a ideia da Apple integrar um chatbot para o público parecia descartada. Eles já o estavam testando internamente e, apesar de satisfeitos com os resultados, não tinham intenção de lançá-lo para o público. Mas algo mudou. E esse algo é o Google.
Na semana passada, um acordo entre a Apple e o Google foi oficializado para que os recursos de Inteligência Artificial da Apple, incluindo a Siri, sejam baseados nos mesmos modelos do Gemini. E isso já deu origem a novas funções inéditas na Siri, como responder a perguntas factuais com eficácia, contar histórias ou nos ajudar a concluir tarefas.
Mas a "nova nova" Siri, como Gurman a define, vai além. Ela será independente da Siri existente e funcionará como o Gemini ou o ChatGPT já funcionam. E, claro, também chegará a iPads, Macs e outros dispositivos como o novo "HomePad" vazado.
Este novo chatbot, que internamente é conhecido como "Fields", será integrado a todos os aplicativos da Apple, segundo Gurman. Isso permitirá que ele seja útil, por exemplo, para descobrir novas músicas no Apple Music, ajudar a encontrar fotos no app Fotos ou programar aplicativos no Xcode.
Espera-se que uma API para desenvolvedores também seja aberta para que esse chatbot possa interagir com aplicativos de terceiros. Aliás, foi isso que já fizeram com a "primeira nova Siri". Embora nada tenha sido comentado sobre isso nos vazamentos.
Ele também pretende ser útil para buscar informações na internet, o que parece estar ligado ao sistema de filtros chamado "Respostas", que nada mais era do que o próprio mecanismo de busca da Apple. Nesse caso, não está claro se será implementado com os modelos próprios da empresa ou se também será promovido pelo Google, que é justamente o especialista em buscas por excelência.
WWDC26, a verdadeira apresentação de IA da Apple?
O evento inaugural da conferência de desenvolvedores de 2024 foi, em teoria, o primeiro grande evento da Apple para abordar a inteligência artificial. E embora muitos dos novos recursos apresentados lá tenham chegado ao mercado, como ferramentas de escrita, geradores de imagens e funções de análise de imagens, faltou a nova Siri.
Gurman afirma que a WWDC26 servirá como uma forma da Apple apresentar o novo chatbot Siri e explicar mais novidades relacionadas à IA, resultado de seu acordo com o Google (embora não mencionem o Google). De fato, sabendo que versões como o iOS 27 visam ser "de transição" por priorizarem a estabilidade, a IA deve ser o foco principal.
Isso acontecerá, salvo alguma surpresa, na segunda-feira, 8 de junho. A Apple ainda não confirmou as datas, mas, sabendo que a WWDC geralmente começa na segunda-feira de junho, essa é a data mais provável. Além disso, para além da apresentação ao público, a imprensa especializada e os promotores poderão continuar a investigar.
Nos dias seguintes, será possível obter informações detalhadas sobre todas as novidades, visto que este evento dura quatro ou cinco dias.
Ver 0 Comentários