Instalei um aplicativo gratuito no meu tablet Android antigo e ele ganhou uma nova vida como um segundo monitor portátil

Sem gastar nada e em poucos minutos, transformei um tablet esquecido na gaveta em uma segunda tela funcional para o notebook e a diferença na produtividade foi imediata

Crédito de imagem: Xataka Brasil
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
joao-paes

João Paes

Redator
joao-paes

João Paes

Redator

Escreve sobre tecnologia, games e cultura pop há mais de 10 anos, tendo se interessado por tudo isso desde que abriu o primeiro computador (há muito mais de 10 anos). 

196 publicaciones de João Paes

Para quem tem um iPad é fácil, afinal já faz um bom tempo que a Apple colocou uma solução nativa para conversar entre Mac e iPadOS e facilitar isso. Mas e quem tem um tablet Android? Bom, até existem aplicativos pagos que fazem o serviço, mas recentemente melhorei minha produtividade e dei uma vida nova a um tablet antiguinho que tenho em casa — e com um aplicativo gratuito.

Meu tablet Android

Sou o feliz proprietário de um Tablet que não é exatamente raro, mas também não é comum: um Nokia T20. Sim, ele já é da época em que a HMD Global utilizava a marca finlandesa e entregava um produto relativamente OK por um preço igualmente acessível.

Lançado com Android 11 em 2021, o tablet tem as seguintes especificações: 

  • Tela IPS LCD de 10.4 polegadas e 1200 x 2000 pixels.
  • Processador T610 Unisoc 2x 1.8 GHz Cortex-A75 + 6x 1.8 GHz Cortex-A55
  • 4 GB de RAM
  • 64 GB de armazenamento
  • A bateria tem 8200 mAh
  • Entrada para chip 4G
Crédito de imagem: Divulgação

Ele ainda conta com uma câmera que existe na traseira e uma OK na frontal. E como você pode ver, as configurações já não eram muita coisa quando o tablet saiu e, depois dele parar no Android 13, também não garantem um desempenho muito bom. Porém, a tela é muito boa — e é isso que importa.

Não que eu precise justificar a compra do tablet, mas aproveitando que estamos falando disso, eu o comprei numa época que estava só com um desktop e era mais fácil utilizá-lo para consumir mídia em qualquer lugar, já que o par de falantes estéreo dele também são regulares e ótimos para ver uma série antes de dormir. 

Uma nova vida para meu Nokia capenga

Atualmente, depois de voltar a ter um notebook, ele ficava quase sempre desligado numa gaveta aqui e era ligado em viagens, para leitura ou para colocar um monte de coisas que eu fingia que assistiria no avião — e acabava vendo só um episódio ou outro do Broxada Sinistra, mas enfim. Era essa a vida do coitado do T20 atualmente.

E como em casa e no escritório eu já tenho outro monitor, não havia qualquer necessidade de tentar alguma gambiarra ou coisa do tipo. Mas as coisas mudaram e ultimamente aconteceu de ter que trabalhar algumas vezes só com o notebook e fora de casa ou do escritório. Pensei “e se eu pudesse aproveitar essa ótima telinha como uma tela portátil?”.

A resposta mais rápida e simples que encontrei foi o Duet Display. Porém, há uma pegadinha: por mais que o aplicativo apareça como grátis na Play Store do Google, ele exige uma mensalidade para funcionar perfeitamente. Seria uma possibilidade, porém encontrei uma gambiarra que funcionou perfeitamente para o que eu precisava.

Um aplicativo simples e de nome relativamente grande fez exatamente o que ele descreve — e que era exatamente o que eu queria: AirPlay: Receptor de Streaming. Sim, é este o nome e ele funciona exatamente como o nome o descreve: o meu T20 virou um receptor AirPlay e então o MacBook o entende como uma Apple TV e o deixa na hora como um novo monitor. É até possível escolher, no Mac, a resolução que melhor se adequa à tela de 10.1 polegadas. E se você quiser, ainda dá para fazer o som sair no tablet — o que, no meu caso, eu não recomendo. Mas pode ser interessante se o seu tablet Android tiver um bom equipamento de som.

Agora o T20 tem uma nova vida como segunda tela portátil para meu notebook — de maneira simples e totalmente gratuita.



Créditos de imagens: Xataka Brasil, Divulgação


Inicio