Eu uso o Google Quick Share no trabalho e também para outros fins no dia a dia. Tornou-se um serviço essencial para mim, que preciso enviar arquivos do celular para o PC Windows e vice-versa. Desde a chegada do aplicativo para o sistema operacional da Microsoft, tornou-se muito mais fácil e confortável.
Agora encontrei o substituto ideal: Snapdrop é um aplicativo Open Source, totalmente gratuito e sem nenhum traço de publicidade que permite uma espécie de AirDrop (a versão da Apple) tanto em meus telefones Android quanto no meu computador. É simples e nunca falha. Vale a pena considerar se, como eu, você compartilha arquivos entre dispositivos.
É assim que o Snapdrop funciona
Sempre invejei o sistema de transferência de arquivos da Apple. O AirDrop funciona perfeitamente, embora seja inútil para mim que não trabalho ou uso diariamente dispositivos da maçã mordida. Com a chegada do Nearby para Windows, e sua mudança de nome para Quick Share, o Google oferece uma alternativa à altura do sistema Android, embora em computadores não funcione tão bem quanto deveria.
Não sei quantas vezes tenho que tentar novamente para que finalmente um arquivo chegue ao meu celular ou ao meu PC: o Quick Share funciona bem até que para de fazê-lo, não sei se é por causa de uma implementação ruim ou por causa de um software que é um pouco inicial. Claro, estou me referindo à sua versão para computadores com o sistema operacional Microsoft, porque não tive problemas para compartilhar entre smartphones.
É por isso que comecei uma busca que não demorou muito: o F-Droid, o mercado de aplicativos de código aberto, me deu a resposta. Se, como eu, você está procurando um 'AirDrop' que não envolva baixar nada extra, não deve esperar mais.
Obviamente, o Snapdrop tem um aplicativo nativo para o nosso celular, que além da loja F-Droid mencionada anteriormente, também está na Google Play Store. Mas se desejar, você pode usar este sistema sem baixá-lo: basta entrar em pairdrop.net e começar a usá-lo normalmente.
A primeira coisa será definir um nome em cada dispositivo, algo que é feito a partir do botão de lápis que você verá na parte inferior. Então, tocando no ícone, enviaremos qualquer tipo de arquivo. Vale ressaltar que ambos devem estar na mesma rede WiFi para funcionar.
No meu Android, instalei o aplicativo para facilitar a seleção de arquivos, e no PC uso a web para recebê-los. O melhor de tudo é que é Open Source, então a comunidade pode trazer melhorias e até criar um derivado dele.
Já se tornou essencial no meu celular e certamente no seu também, caso o Quick Share não o convença. Nesse sentido, o Snapdrop não tem nada a invejar: é rápido, seguro e me dá menos problemas do que o aplicativo do Google. Recomendo usá-lo, é imperdível.
Ver 0 Comentários