É um lugar estranho e misterioso, mas tremendamente atraente. Uma terra de ninguém onde o tempo parece ter parado e onde poeira e desolação reinam supremos há anos. Esse cenário fantasmagórico está localizado na Inglaterra, no sul de Derbyshire. Trata-se da antiga garagem Jetberg, situada precisamente em Castle Gresley, que continua a dar o que falar há mais de dez anos, até os últimos meses (veja o vídeo abaixo), apesar de seu fechamento definitivo em 2002. Um “buzz” que ganhou ainda mais força na internet após sua aparição no filme britânico Pin Cushion, lançado em 2018.
Rover, Mini e Vauxhall se tornam virais
Esta garagem abandonada, filmada ao longo dos últimos anos por muitos entusiastas de carros clássicos, mostrava inicialmente cerca de uma dezena de antigos carros ingleses deteriorados e abandonados na fachada, que dava para uma estrada pública aberta. Um asilo automotivo, poderia-se dizer, onde estavam inicialmente um Lada Samara, um Vauxhall Cavalier, um Maestro, uma Mini Austin Metro, uma Rover 820 e até mesmo uma Skoda — todos à beira do fim. Vídeos virais mostravam um verdadeiro folhetim da decomposição desses carros (e sua raridade), desmembrados para peças, às vezes vandalizados (vidros quebrados, pneus furados, interiores destruídos) e castigados pelo tempo.

Um santuário que alimenta a internet
Um santuário automotivo que também movimenta fóruns, incluindo o Reddit, onde, nas últimas semanas, comentou-se que esta garagem ainda permanecia congelada no tempo. Um abrigo onde todos os carros possuem placas “H” datadas do final dos anos 1980 e que, após repetidos ataques de ladrões de peças, acabaram sendo protegidos por uma grade, conferindo ao local um ar ainda mais ameaçador.
Um lugar que, ao longo dos anos, se tornou uma verdadeira relíquia, uma espécie de cápsula do tempo que atrai curiosos e apaixonados por carros de coleção, como se fosse uma exposição em um museu. Um garagem que deveria ser totalmente desmantelada para dar lugar à construção de casas, mas cuja licença de construção, submetida à votação do conselho distrital de South Derbyshire, ainda não foi aprovada (ou então não dentro do prazo)… desde 2016!

Um “zoológico” automotivo fascinante, mas descrito como muito perigoso por seus críticos, que apontam a deterioração da estrutura, com risco de desabamento. “Uma armadilha mortal” devido à facilidade de acesso, especialmente para crianças curiosas. Um garagem onde, segundo os últimos vídeos publicados sobre este local fantasma, restaria apenas um veículo, quase escondido sob os espinheiros e o mato.
Os outros carros teriam sido adquiridos principalmente por restauradores de veículos antigos por algumas centenas de libras, em seu estado atual, ou para a retirada de peças valiosas. Trata-se, portanto, do fim programado desta garagem singular de outro tempo, uma cápsula temporal de uma época passada. Um alívio ou um aperto no coração, dependendo do lado em que se esteja…
Este texto foi traduzido/adaptado do site L’Automobile Magazine.
Ver 0 Comentários