Ele guardou uma Harley-Davidson em caixas por 100 anos. Agora, eles a recuperaram e a montaram em pedaços. Seu preço é incalculável.

Imagens | YouTube
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

781 publicaciones de PH Mota

Motocicletas são legais, mas motocicletas antigas são ainda mais. O que é outro nível é encontrar uma motocicleta com mais de um século de história em caixas... e montá-la novamente. Bem, é isso que aconteceu com alguns youtubers.

É uma Harley-Davidson Modelo J de 1919, e o resto da história quase se conta por si só, porque ela está no chassi, literalmente: desmontada, mas com todas as peças guardadas em caixas. Perfeita para uma restauração de época.

É preciso ter muita consideração e amor por uma motocicleta para desmontá-la peça por peça e guardá-las em caixas. Com sorte, um dia alguém a colocará de volta em funcionamento. É exatamente isso que está acontecendo nos Estados Unidos.

Este é um dos primeiros exemplares da Harley-Davidson. A produção de motocicletas para a equipe de Milwaukee começou em 1903 com seu primeiro modelo. Este é de 1919, apenas 16 anos depois. Aqui as coisas já haviam avançado um pouco, mas ainda é uma das motocicletas mais primitivas da marca.

A Model J entrou para a história como uma das primeiras motocicletas confortáveis, potentes e confiáveis. Esta, de série, tinha um motor V-twin de 45º e 61 polegadas cúbicas. Vários modelos nasceram dela. A versão J foi uma das melhores, com bateria de 6 V e ignição por bobina, algo que ditava o ritmo em relação às outras.

Como dissemos, a motocicleta está em caixas, e não é que seja totalmente nova. O mais bonito do vídeo é ver como a moldam, como a limpam, medem, comparam com manuais antigos, procuram números de série. Como cada pequena peça encontra seu lugar após anos de silêncio.

O motor, por exemplo, está pela metade, mas precisa ser revisado de cima a baixo. A caixa de marchas está lá, mas com necessidade de ajustes que não são mais ensinados nem mesmo em escolas de mecânica. Já os pneus... Bem, digamos que não cheiram a borracha nova há muito tempo.

O incrível é que muitas peças ainda funcionam. Há componentes originais que, após a limpeza e pouco mais, voltam a funcionar como se cem anos não tivessem se passado. Isso não é coincidência: é boa engenharia. E também um pouco de mágica.

Agora, a Harley-Davidson Modelo J de 1919 está mais perto do que nunca de voltar à vida. Não como um objeto de museu, mas como o que sempre foi: uma máquina para devorar quilômetros. E isso não tem preço.

Na verdade, e considerando os preços alcançados por essas motos, será interessante saber o que acontece quando conseguirem finalizá-la completamente. Há cerca de um ano, a primeira Harley-Davidson da história foi vendida por quase um milhão de dólares.

Imagens | YouTube

Inicio