Ela monta 1,5 milhão de carros por ano, a uma taxa de um a cada 10 segundos: a chave para a fábrica mais rápida do mundo

A fábrica da Hyundai em Ulsan não é apenas a maior, mas também a produtora de automóveis de montagem mais rápida do mundo

Imagem de capa | Hyundai
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Na costa sudeste da Coreia do Sul, encontra-se uma instalação que, de certa forma, redefiniu a produção em massa de automóveis. A fábrica da Hyundai em Ulsan não é apenas a maior fábrica de veículos do mundo em termos de área, mas também conseguiu integrar fabricação, controle de qualidade e distribuição global em um processo tão eficiente, que atualmente é capaz de produzir um carro novo a cada dez segundos.

Os números falam por si

Com uma capacidade de produção de 1,5 milhão de veículos por ano, esta instalação quase dobra toda a produção de veículos de países como a Itália, que possui cerca de 23 fábricas diferentes. Para colocar essa capacidade de produção em perspectiva, a fábrica de Ulsan poderia ter coberto 98% de todas as vendas de carros novos na Itália até 2024.

Divulgação: Hyundai Créditos: Hyundai

O segredo está na integração

O que torna Ulsan única não é apenas seu tamanho, que atinge mais de 485 hectares (o equivalente a 680 campos de futebol), mas seu conceito revolucionário: é a única fábrica automotiva do mundo com seu próprio porto integrado. Enquanto outras fábricas precisam transportar seus veículos para portos externos, em Ulsan os carros vão diretamente da linha de produção para o navio, eliminando o tempo de inatividade e os custos de logística.

Produção em massa

A unidade abriga cinco fábricas em operação, além de uma fábrica de motores e transmissões, com linhas de produção operando 18 horas por dia. Dezessete modelos diferentes são produzidos, desde o Hyundai Santa Fe e o Tucson até toda a linha Genesis. De fato, uma sexta fábrica dedicada a veículos elétricos será inaugurada no primeiro trimestre de 2026 para produzir modelos Genesis.

Da linha de montagem ao oceano em minutos

Após passarem pelos controles de qualidade, os veículos recém-concluídos seguem para um enorme estacionamento próximo ao cais. Lá, motoristas especializados os carregam em enormes embarcações de transporte por rampas íngremes. Após a conclusão do carregamento, esses mesmos motoristas descem a pé e sobem em um Hyundai Staria para seguir para o próximo lote de veículos.

Transformação urbana completa

A escala do projeto transformou completamente a região. Quando a Hyundai iniciou a construção, em 1968, Ulsan era uma vila de pescadores com 30 mil habitantes. Hoje, abriga 1,1 milhão de pessoas e se tornou o centro industrial da Coreia do Sul. A presença da Hyundai é tão significativa que existe até uma rodovia com o nome do fundador da empresa; hospitais, escolas e restaurantes também ostentam orgulhosamente a marca.

Os números da gigante

A cada 24 horas, um navio carregado parte do porto de Ulsan. 75% da produção anual é exportada para mais de 200 países, para destinos como a Califórnia que recebe até seis mil veículos em um único navio após 13 dias de viagem pelo Pacífico. A fábrica emprega diretamente 34 mil pessoas, mais habitantes do que toda a cidade tinha quando a fábrica foi fundada.

Um modelo único

"Essa maneira única de produzir e exportar carros economiza tempo e dinheiro, e é a principal razão pela qual a Hyundai consegue fabricar tantos veículos a cada ano", disse um funcionário da fábrica. Um modelo de eficiência que começou em 1968 como uma pequena unidade de montagem onde os Ford Cortinas eram montados manualmente, e que hoje representa o auge da produção automotiva em larga escala.

Imagem da capa | Hyundai

Inicio