Tendências do dia

A Hyundai vai construir uma nova fábrica - a grande surpresa é onde

Até agora, apenas a W Motors e a Lucid haviam criado fábricas de automóveis na Arábia Saudita. A partir do final de 2026, a gigante coreana Hyundai também deverá produzir carros elétricos e a combustão no país

Hyundai decide abrir fábrica na Arábia Saudita após parceria com fundo estatal / Imagem: Hyundai
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Historicamente, a Arábia Saudita nunca foi um território explorado pelas montadoras de automóveis. Nos últimos anos, duas montadoras abriram fábricas no país: a fabricante de hipercarros W Motors e a especialista em veículos elétricos Lucid. Suas produções, no entanto, são bastante discretas.

Mas, dentro de um ano e meio, uma montadora de porte muito maior deverá se juntar a esse seleto grupo com um novo centro de produção na Cidade Econômica Rei Abdullah, uma cidade construída do zero em 2005 e voltada para comércio e indústria.

No dia 15 de maio, foi lançada a pedra fundamental dessa futura fábrica da Hyundai, que também marcou a inauguração do novo complexo da cidade: o polo automotivo King Salman. Este projeto é fruto da colaboração entre o PIF (Fundo Público de Investimento da Arábia Saudita) e a Hyundai, que formaram uma joint venture: Hyundai Motor Manufacturing Middle East (HMMME). 70% dessa nova entidade é controlada pelo PIF e 30% pela Hyundai Motors. A montadora coreana anunciou uma capacidade de produção de 50.000 veículos por ano, tanto a combustão quanto elétricos.

A primeira etapa de um projeto ainda maior

Os desafios por trás dessa futura fábrica são dois. No primeiro trimestre de 2025, a Hyundai é a segunda montadora que mais vende na Arábia Saudita, atrás apenas da Toyota. No país, os sedãs três-volumes ainda têm bastante espaço, com modelos como o Elantra, embora os SUVs, como o Tucson e o Alcazar, dominem amplamente.

Durante esse período, a marca registrou um forte crescimento: +18,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Com 10% de suas vendas realizadas no Oriente Médio, a Hyundai tem todo o interesse em produzir localmente. Para o PIF, e consequentemente para o país, apoiar um projeto desse porte permite dinamizar a economia da região, como destaca Yazeed A. Alhumied, vice-governador e responsável pelos investimentos na MENA (fundo de investimento privado internacional) no PIF: “Essa joint venture reforça o compromisso do PIF em desenvolver as capacidades locais, atrair tecnologias de ponta e criar empregos altamente qualificados no setor automotivo e de mobilidade na Arábia Saudita”.

Esse projeto, majoritariamente estatal, integra o plano de desenvolvimento Vision 2030. A Arábia Saudita tem, entre seus principais objetivos, reduzir a dependência das receitas do setor petrolífero, diversificando sua economia. Por isso, vem investindo massivamente em setores como indústria e turismo.

O plano é elogiado pela direção da Hyundai e por seu vice-presidente, Jaehoon Chang: “Por meio da nossa joint venture, esperamos contribuir para o desenvolvimento de talentos na região, graças a competências e capacidades de ponta, em conformidade com a Vision 2030 da Arábia Saudita”, declarou.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Automobile Magazine.

Inicio