Tendências do dia

Os multimilionários estão preparando suas mansões para o apocalipse: os bunkers de luxo se tornaram tendência

Cada vez mais milionários estão incluindo um bunker de luxo na reforma de suas mansões. Agora não basta ter um espaço seguro, ele também precisa estar decorado com estilo e incluir entretenimento. Isolados, mas não entediados.

Milionarios Com Bunkers Em Mansoes Luxuosas
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Os milionários sempre foram os alvos preferidos de ladrões, golpistas e sequestradores, por isso melhoraram as medidas de proteção e privacidade ao seu redor.

No entanto, a pandemia despertou novos temores entre o 1% mais rico da população, fazendo com que também adotassem medidas contra possíveis eventos climáticos extremos ou apocalípticos. Mark Zuckerberg, por exemplo, já tem seu mega bunker subterrâneo sob sua mansão no Havaí.

Não é só um refúgio, é uma fortaleza

A necessidade de estar preparados para qualquer evento inesperado levou os multimilionários a construir sofisticados bunkers equipados com alta tecnologia que não são apenas refúgios, mas também espaços de entretenimento de luxo sob o solo de suas mansões. "Temos visto um maior foco no entretenimento. Se vamos sobreviver debaixo da terra, queremos nos divertir", afirma Al Corbi, fundador da Strategically Armored & Fortified Environments (SAFE), em uma entrevista à CNN.

Segundo o especialista, os bilionários já não se contentam com moradias “simples” ou algo mais subterrâneo. Esses bunkers evoluíram para “casas” equipadas com alta tecnologia e sistemas de defesa impressionantes.

Corbi não estava brincando com sua referência às fortalezas de antigamente. No momento, sua empresa está envolvida na construção de um desses refúgios nos EUA. Seu fundador afirma que a instalação conta com portas à prova de explosões, janelas inquebráveis, sistemas de entrada biométricos e um fosso de dez metros de profundidade com uma ponte giratória e canhões de água capazes de derrubar helicópteros, drones ou qualquer outra ameaça. "Se voltarmos à época medieval, um fosso é um dos maiores elementos dissuasores", declarava o executivo.

Além disso, em caso de ameaça, uma fina película inflamável é lançada sobre a superfície da água, criando um anel de fogo ao redor da instalação. Para aproveitar a instalação quando não estiver sob ameaça, o proprietário "usará o fosso como pista para corridas de motos aquáticas com seus amigos", comentou Corbi.

Sete quartos, piscinas…realmente um luxo!

Corbi explica que, mesmo há 50 anos, seus bunkers já pareciam hotéis de luxo, mas agora a exigência é ainda maior. "Algo como o Ritz-Carlton, mas subterrâneo", brincou o executivo.

O empresário afirma que o número de solicitações de informações sobre a construção de bunkers de luxo aumentou consideravelmente desde que foi divulgado que Mark Zuckerberg estava construindo um bunker em sua mansão no Havaí, embora esse tipo de instalação já faça parte dos planos de reforma dos milionários há algum tempo.

Segundo Gary Lynch, gerente da construtora de bunkers Rising S, Bill Gates tem bunkers de luxo em todas as suas casas.

Prefiro luxo do que a simplicidade

Além da segurança, os milionários também estão pedindo que os bunkers sejam decorados com o mesmo luxo das mansões que os escondem.

Graham Harris, sócio fundador da SHH Architecture and Interior Design, em Londres, também confirmou o aumento na preocupação dos ultrarricos em garantir a segurança de suas casas.

Harris explicou que, até agora, seus projetos se limitavam a reforçar os banheiros das suítes das mansões com grossas paredes de concreto e portas de segurança para transformá-los em quartos do pânico. "Se alguém arrombar a porta à noite, eles poderão entrar, mas não poderão entrar no quarto, onde a família estará segura por tempo suficiente até que a polícia chegue", detalhou Al Corbi.

No entanto, agora essas áreas seguras "cresceram muito em tamanho e importância. Fizemos uma casa em Highgate [zona residencial de luxo em Londres] onde o cinema era, na verdade, a sala de segurança com seu próprio suprimento de ar filtrado separadamente, portas seguras, uma pequena cozinha e uma área completamente equipada que poderia manter uma família por mais de uma semana."

Com jacuzzi, boliche e sala de cirurgia!

Como relatou a Bloomberg, a pandemia de COVID-19 trouxe à tona a possibilidade real de uma ameaça sanitária. Isso fez com que os bunkers de luxo fossem equipados com instrumentos próprios dos melhores hospitais, incluindo salas de descontaminação, farmácias bem abastecidas e até salas de cirurgia, afirma Naomi Corbi, esposa de Al e responsável por esse novo nicho de mercado na construção de bunkers de luxo.

"Se eu tivesse que gastar um euro em um bunker ou em preparação médica, sei o que faria. Os dias em que se podia jogar um simples kit de primeiros socorros em um bunker pré-fabricado e dizer que está seguro já ficaram para trás", declarou Corbi.

Imagen |Unsplash (Nandor Muzsik, Adrian "Rosco" Stef)

Inicio